Produtores de feijão reunidos em Brasília atestam importância do PNF(preço nacional do feijão) para dar transparência ao mercado

Publicado em 05/07/2017 12:41
Necessidade de se fazer um estudo para obter um diagnóstico do setor e criação do Conselho Nacional do Feijão também foram temas abordados durante encontro
Confira a entrevista com Marcelo Lüders - Presidente do IBRAFE

Nesta terça-feira, 4 de julho, mais de 60 produtores de feijão estiveram presentes no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em Brasília, para discutir diretrizes a serem tomadas pelo setor.

Marcelo Lüders, presidente do IBRAFE, destaca que a reunião partiu da convocação de algumas lideranças dos produtores. Neste momento, há uma preocupação com a questão de transparência no mercado, fazendo com que a situação atual peça por uma mobilização.

O presidente lembra que vem sendo divulgado o Preço Nacional do Feijão (PNF), em parceria com o Notícias Agrícolas, que mostra os preços efetivos da compra e da venda, resultado de uma auditoria feita sobre informações recebidas pelo aplicativo do IBRAFE. Ontem foi colocada também a possibilidade de novas alternativas para melhorar este processo. Com isso, Lüders considera que a data foi um "divisor de águas" no mercado de feijão.

Questões como custos, logística e variedades de cada localidade precisam ser expressas corretamente no mercado. A falta de informação leva a um impacto direto de "informações mentirosas" que atrapalham o mercado.

Salientou-se também a necessidade de fazer um diagnóstico do mercado. O setor precisa resolver alguns gargalos e, com a ajuda de empresas capacitadas e profissionais que estudam cadeias produtivas, este trabalho seria feito a fim de apresentar soluções.

Foi discutida também a possibilidade de formar um Conselho Nacional do Feijão. A partir do mês de agosto, haverá uma outra reunião para buscar necessidades e possibilidades para o setor.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.