Produtor de feijão deve ficar atento ao potencial de vigor das sementes que precisa ser superior a 80%

Publicado em 12/07/2017 14:25
Ideal é que produtor faça o teste em laboratório credenciado para avaliar germinação, vigor e patologia das sementes antes de iniciar o plantio

Ivan Garcia, diretor da Consultec, destaca que a aquisição de uma semente de qualidade é fundamental para que o produtor de feijão instale a sua lavoura.

No início da safra, foi difícil encontrar a semente, mas hoje, ela está disponível no mercado. Entretanto, muitos acreditam que apenas a porcentagem da germinação deve ser observada. Porém, o vigor irá determinar o estande das plantas e também aquilo que irá se expressar em potencial produtivo.

Hoje, na fiscalização, a germinação mínima é de 80%, mas não há nada determinado para o vigor. A taxa ideal, segundo Garcia, seria entre 80% a 85%.

Contudo, os problemas já estão diminuindo hoje em dia. Enquanto essa regra não é imposta, os produtores podem enviar amostras das sementes para laboratórios de sua confiança para determinar essa porcentagem e saber também se não há contaminação por doenças.

Ainda há muitas falhas em processos produtivos de sementes. Ele recomenda os produtores a buscarem por empresas idôneas que possam fornecer este produto. Além disso, a qualidade do plantio é fundamental.

Estes pontos valem para todas as sementes de feijão e, também, para todas as culturas.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arroz/Cepea: Fortes chuvas no RS preocupam produtores
Feijão/Cepea: Cepea e CNA começam a levantar informações sobre a cadeia produtiva do feijão
Ibrafe: Continua complicada a colheita no Paraná
Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista