A introdução do controle biológico ao manejo de doenças no feijoeiro é uma prática que exige preparo e adaptação da lavoura

Publicado em 14/08/2017 12:54
Doenças de solo e nematóides no feijão são bem manejados com controle biológico e pode resultar em melhor desenvolvimento das raízes e maior produtividade ao longo do tempo

Na região de Unaí (MG), que é bastante tecnificada no cultivo de feijão, o controle biológico vem sendo uma referência. De acordo com Pedro Henrique Bernardes, da Cerrado Consultoria, para que uma área se adapte a este tipo de controle, fatores como o plantio direto, o uso de cobertura verdade, rotação de culturas e uso de protetores para treinar moléculas fazem parte de um ambiente fundamental.

O controle biológico não traz um resultado imediato, sendo desenvolvido ao longo dos anos. A partir do momento em que a lavoura possuir uma boa palhada, o controle pode ser realizado. Como explica Bernardes, é necessário produzir vida no solo para realizar esse controle, para que os seres vivos possam ter condições para combater seus inimigos naturais. Um solo com boa aeração e boa matéria orgânica é fundamental, além da atenção com os químicos que serão utilizados.

Quem já possui este ambiente na lavoura deve iniciar com o tratamento de sementes, de forma a identificar o fungicida a ser utilizado que não conflita com seu controle. A pulverização seria uma outra forma de aplicação. O controle biológico é feito com fungos e bactérias, mas estes são benéficos para a cultura das plantas. Embora o caso descrito seja em culturas de feijão, outras culturas também podem utilizar a técnica.

No primeiro ano, não há muita diferença visível. No segundo e no terceiro ano, a lavoura se mostra mais homogênea, com melhoria na qualidade das raízes e incremento de produtividade.

Por mais que haja um aumento no custo, esse controle vem sendo feito pelo próprio sentimento do produtor em relação à lavoura, devido aos mesmos problemas enfrentados ano após ano.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto