Safra das águas de feijão no Paraná vai manter mesma área do ano passado, porém produtividade deve reduzir

Publicado em 04/09/2017 17:47
Região de Castro já iniciou o plantio e até o momento 10% da área prevista dos 18 mil hectares foram plantados

O Paraná é o principal produtor de feijão carioca nesse período do ano, considerada a Safra das águas do feijão. Roberto de Carli - Engenheiro Agrônomo da Cooperativa Castrolanda, localizada na região de Ponta Grossa tem uma representividade muito grande, com bons produtores, resultados agradavéis e ótimos resultados.

A região tem uma produção de feijão que representa 60% da produção no Paraná. A previsão da Safra de feijão 2017/2018 é que tenha uma estimativa próxima ao do ano passando, trabalhando próximos aos 18 mil hectares. O plantio já foi iniciado na segunda quinzena de agosto, já que tiveram boas chuvas e isso propiciou ao inicio do plantio nas regiões mais quentes.

Em relação a produtividade, o produtor segue com os planejamentos. Para essa época, o feijão vem mostrando, em média 40 a 45 sacos por hectare. Em novembro por ser mais seco, talvez poderia prejudicar um pouco o potencial produtivo, mas é um pouco cedo estimar os danos.

Considerando a cultura do feijão com altos e baixos e mais sensivel. Essa média não é considerada uma média saudável, porém com os custos do alto investimento, caso o feijão mantenha-se nesses R$100 e R$110.

No ano passado foi fechado próximo aos 50 sacos por hectare, até mesmo em agosto de 2016 os preços eram 3x maiores do que preço atual.

Expectativa é que seja uma safra boa, porém com uma incógnita em relação ao clima. Se tudo se mantiver e as produtividades serem atingidas, o lucro será bem justo.

A safra plantada até o momento é de 10% 1.800 já instalados no campo, o feijão está muito bom, uniforme, por ter uma semana quente favorece o feijão. A partir do dia 15 e 16 de mês, tem uma previsão de chuva.

A colheita no Paraná tem ínicio na primeira quinzena de dezembro até março/abril.

 

Por: Aleksander Horta e Bruna Fernandes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto