Safra de feijão das águas no sudoeste do Paraná que já seria 11% menor pode reduzir ainda mais com atraso das chuvas

Publicado em 20/09/2017 15:08
Atraso das chuvas só aumenta as dúvidas não só sobre o tamanho da atual, mas também, da próxima safra de feijão no sudoeste do PR

Podcast

Confira a entrevista de Fábio Guerra - Engenheiro Agrônomo da Bocchi Agronegócios

 

Download

Na microrregião de Francisco Beltrão (PR), composta por 27 municípios, o atraso das chuvas está atrasando também o plantio da primeira safra de feijão, o que deve impactar a segunda safra a ser realizada em janeiro, já que a produção de sementes normalmente é realizada nesta primeira safra.

Fábio Guerra, engenheiro agrônomo da Bocchi Agronegócios, conta que já está prevista uma redução de área de 11% em relação ao ano passado, influenciada pelos baixos preços do feijão e pelas questões climáticas. A área total deve ficar em torno de 3.600 hectares.

O milho verão também deve ter uma redução de 40%, o que irá impactar diretamente na área do feijão de segunda safra, que é plantado após essa cultura. A janela para o plantio, por sua vez, também deve ser apertada, instaurando incerteza entre os produtores.

Se o atraso permanecer, a diminuição na área para essa primeira safra pode ser ainda menor. A empresa de Guerra, que é especialista no plantio de sementes, também possui dificuldade para plantar sua safra por conta do clima. O feijão deveria ter sido plantado no mês de agosto, o que pode trazer prejuízos em termos de competitividade e também de qualidade das sementes.

Com isso, a empresa deve rever sua produção de sementes devido ao avanço do período de produção.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto