Liderados pelo Ibrafe, exportadores vão à Índia para conhecer melhor a demanda pelo feijão brasileiro

Publicado em 27/10/2017 15:38
No mercado interno, chuvas atrapalham a colheita do feijão em SP e produto de melhor qualidade tem valorização
Confira a entrevista com Marcelo Eduardo Lüders - Presidente do IBRAFE

Marcelo Lüders, presidente do IBRAFE, destacou que, durante a semana, um bom volume de feijão foi vendido no mercado, mas que esse volume não foi suficiente para alterar os patamares de preço. A safra de São Paulo chama a atenção com um feijão de qualidade excelente, mas sofrendo os efetios das chuvas.

Por um feijão mais seco, os produtores paulistas chegaram a receber valores próximos a R$140, mas essa não é uma realidade generalizada. Em regiões como Minas Gerais e Goiás, os preços giraram em torno de R$110. No estado do Mato Grosso, o ICMS atrapalha a comercialização, mas há a possibilidade de que este fator seja resolvido nos próximos dias.

Durante todo o mês de outubro, o mercado de feijão registrou queda no volume total de vendas. Contudo, os supermercados mantiveram o ritmo normal. Existe uma maior concorrência entre os empacotadores e aqueles que apostaram tiveram que ir vendendo seus lotes.

O cenário para o mercado, de uma forma geral, é de estável até para um pouco acima dos patamares atuais, se a situação climática não se alterar. Lüders aconselha os produtores, porém, a não aguardar muito tempo com feijão na mão.

O ano de 2017 foi de uma "virada" para o feijão carioca em decorrência do plantio de quantidades que podem ser armazenadas, melhor adaptadas aos microclimas. Estes produtores, como ressalta o presidente, têm a possibilidade de não ter "o fantasma do escurecimento do feijão batendo à porta", o que vai mudando os padrões de comercialização.

Visita à Índia

O IBRAFE, juntamente com uma comitiva de exportadores de feijão, está indo à Índia neste final de semana para participar de uma feira em Nova Delhi para com o objetivo de entender melhor o mercado deste produto por lá, bem como conversar com autoridades indianas que possam vir facilitar as negociações com o país.

Hoje, conta Lüders, "exportar para a Índia não tem sido fácil". Por isso, essa visita também vai no sentido de observar quais são os feijões consumidos no país para planejar antes de plantar visando a exportação.

 

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão