Pesquisa mostra que feijoeiro melhorado geneticamente atrai microrganismos do solo que auxiliam na proteção da planta

Publicado em 07/11/2017 13:46
A descoberta do mecanismo da planta que atrai esses microrganismos pode ser a evolução dos atuais processos de melhoramento genético
Lucas Willian Mendes - Pesquisador de Pós-Doutorado do CENA/USP falou ao Notícias Agrícolas sobre o estudo Microbioma na rizosfera na supreção de doenças do feijoeiro. 
 
Para traduzir o tema do estudo, o pesquisador explicou que o microbioma é toda diversidade de microrganismos no ambiente, no caso foi estudado a rizosfera do feijão que é a parte do solo que está em contato com a raiz da planta. Foi constado que os microrganismos são importantes porque auxiliam na proteção de doenças e na nutrição da planta. 
 
O microbioma é o estudo da diversidade dos microganismos relacionados a rizosfera da planta. A pesquisa quis entender se os organimos estão do lado da planta, podem proteger a planta. Foi realizada uma comparação da planta suscetível e uma planta resistente ao fusarium. 
 
Os microoganismos que estão presentes na rizosfera ajudam a planta a suprimir o patógeno, então a planta resistente apresentou abundância nos organismo que combatem o patógeno, que sao bacterias combatentes. 
 
O próximo passo da pesquisa é entender qual o processo que seleciona esses organismos na rizofera e qual a parte genética da planta que produz algum composto que faz essa atração, se conseguir entender isso, o outro passo é levar o processo para a planta modificada geneticamente. Agregando um elemento a mais no melhoramento genético. 
 
Conclusão: Os microrganismos são importantes, por impedir que o patógeno infecte a planta.
 
A pesquisa pode ser aplicada não somente no feijão mas também no tomate e trigo. 
O feijão foi escolhido para a pesquisa devido a importância ecônomica para o país e pelos problemas com a doença do fuzarium. 
Por: Aleksander Horta e Bruna Fernandes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: Continua complicada a colheita no Paraná
Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país