Feijão: redução da oferta com finalização da 2ª safra no PR e retração vendedora ajudam a sustentar cotações do carioca

Publicado em 24/05/2019 12:56
Área de feijão irrigado deve ser menor que no ano passado e antecipação de plantio pode evitar concentração de oferta em agosto
Marcelo Eduardo Lüders - Presidente do IBRAFE

Podcast

Entrevista com Marcelo Eduardo Lüders - Presidente do IBRAFE sobre o Mercado do Feijão

 

Download

As cotações do feijão carioca devem permanecer sustentadas uma vez que a finalização da segunda safra e a retração vendedora começam a aparecer no cenário, conforme aponta Marcelo Eduardo Lüders, presidente do IBRAFE (Instituto Brasileiro do Feijão e dos Pulses).

“Vai passando o momento de pico da safra e o produtor fica um pouco mais reticente em aceitar os números que vinha aceitando até há alguns dias atrás. Como houve problemas de clima, você tem quebra, diminuição na produtividade e aumento de custo na lavoura. Então o produtor que tem um feijão nota 8, com alguma mancha, tem recebido ofertas na casa dos R$ 125,00, mas o produtor já não está aceitando isso”, comenta Lüders.

Essa uma tendência que deve permanecer para os próximos meses. O presidente do IBRAFE conta que, como deveremos ter um volume menor sendo colhido entre junho e julho, os preços dificilmente vão ficar menores do que os apresentados hoje. “São mais fatores para manter de 150 para cima do que para baixo”.

Além disso, a próxima safra irrigada deve ser menor do que a do ano passado. Um vez que o volume de sementes vendido foi menor, a área sofrendo concorrência com o algodão no Mato Grosso e uma busca por alternativas ao feijão carioca que teve preços desestimulantes próximos do momento de tomada de decisão pelos produtores.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente do IBRAFE no vídeo.

Por: Aleksander Horta e Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto