Antecipação das compras do início do mês por causa do coronavírus e oferta restrita já alteram preços do feijão ao produtor

Publicado em 17/03/2020 14:11 e atualizado em 17/03/2020 19:11
Dólar em alta eleva custo para o próximo plantio do feijão carioca mas abre oportunidade para variedades exportáveis
Marcelo Eduardo Lüders - Presidente do IBRAFE

Podcast

Entrevista com Marcelo Eduardo Lüders - Presidente do IBRAFE sobre o Mercado do Feijão

 

Download
 

A tendência é que as referências dos feijões estabeleçam um novo patamar de preços em função da baixa oferta. Diante das preocupações com o avanço da doença, a população está demanda por alimentos essenciais, como é o caso do feijão, em que a demanda aumentou nos últimos dias. 

De acordo com o Presidente do  Instituto Brasileiro do Feijão e dos Pulses (IBRAFE), Marcelo Eduardo Lüders, na semana passada não tinha impacto do avanço da doença na demanda do feijão. “As coisas começaram a mudar na última quinta-feira e estão alterando rapidamente, mas até o momento houve uma procura maior por itens de higiene e limpeza”, comenta. 

A demanda por alimentos tem aumentado a cada dia visto que a população está buscando fazer estoques de alimentos caso fiquem muito tempo afastados. “Está havendo uma antecipação na compra que iria acontecer no final do mês, porém neste momento muda o canal de distribuição já que a população não vai se alimentar em restaurantes”, afirma. 

Como os preços do feijão estão valorizações em virtude da baixa oferta, é difícil afirmar que a disseminação da doença impactou nas negociações. “A safra de Santa Catarina foi menor  e os produtores já tinham negociado a saca a R$ 250,00. Só que muitos estão preferindo ficar com o produto e esperar para comercializar”, relata.

Por: Aleksander Horta e Andressa Simão
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão