Goiás colhe a 3ª safra de feijão e espera acréscimo de 3,4% na produtividade em comparação ao ano passado

Publicado em 13/07/2020 16:07 e atualizado em 13/07/2020 16:38
Produção também deve crescer em torno de 6,9% e produtores encontram cenário positivo de preços para venda dos grãos. Secretaria de Agricultura do estado projeta manter aumento de área cultivada entre 2 e 4% para os próximos anos
Donalvam Maia - Superintendente de produção rural sustentável Seapa

Podcast

Goiás colhe a 3ª safra de feijão e espera acréscimo de 3,4% na produtividade em comparação ao ano passado

 

Download

A colheita da 3ª safra de feijão deve seguir até o mês de setembro em Goiás e as expectativas são de acréscimo nos índices de produção e produtividade na comparação com a temporada do ano passado.

De acordo com o último levantamento de safras da Conab, o estado espera produzir um total de 167,6 mil toneladas, aumento de 6,9%, e atingir a produtividade média de 2.397 quilos por hectare, alta de 3,4%. Com isso, Goiás representará 21% da produção brasileira total nesta 3ª safra de feijão.

O superintendente de produção rural sustentável da Seapa/GO (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Donalvam Maia, a altitude da região de Cristalina, principal produtora do estado, e o alto índice de tecnologia aplicado nas lavouras contribuem para estes bons números.

Além do resultado favorável dentro da porteira, os produtores goianos aproveitam também o bom momento de preços para a venda do feijão. Segundo Maia, este momento de pandemia da Covid-19 ajudou aos preços ficarem mais sustentados e os produtores melhor remunerados.

Diante deste cenário favorável, a expectativa da Seapa/GO é que o estado siga ampliando sua área cultivada com feijão entre 2 e 4% ano após ano.

Confira a entrevista completa com o superintendente de produção rural sustentável da Seapa/GO no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.