Captação de leite cai pelo quinto mês seguido com recuo de quase 20% em 2016. Preço ao produtor sobe 15% em 12 meses

Publicado em 01/06/2016 12:34
Expectativa é de novas altas para o próximo mês, mas que já começam a ficar limitadas pelo consumidor final

O período de entressafra intensificou a elevação em maio. Segundo levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) o preço do leite recebido pelo produtor (sem frete e impostos) teve alta de 4,5% de abril para maio, passando para R$ 1,1571/litro na média Brasil.

Pelo quinto mês consecutivo o Índice de Captação do Lei apontou queda impulsionando as cotações. De acordo com o pesquisador do Centro, Wagner Yanaguizawa, o volume de captado recuou 3,38% em abril e no "acumulado do ano a queda é de quase 20%", destaca.

Além do período de entressafra, muitos produtores já estavam adiantando a secagem das vacas em meses anteriores devido às adversidades do clima. O desestimula a produção pecuária leiteira também é um fator importante para a composição deste cenário.

Para Yanaguizawa, "a questão da oferta continuará agravante, principalmente porque estamos na entressafra, mas com uma leve perspectiva de melhor para o próximo mês por conta das forragens de inverno", explica.

Assim, a expectativa dos laticínios/cooperativas consultados pelo Cepea é de manutenção na tendência de alta. Cerca de 70% dos agentes entrevistados acreditam em nova alta nos preços do leite, enquanto 28,2% veem estabilidade nas cotações.

Do lado da demanda, a crise econômica do país limita a venda de lácteos e impacta nas margens das indústrias com o aumento da matéria prima. "É muito provável que em junho ainda trabalhemos com alta de preço no leite, porém nos meses seguintes já existe possibilidade de estabilidade e queda já sinalizada pelas indústrias", destaca o pesquisador.

No mercado atacadista de derivados do estado de São Paulo, os preços continuam registrando altas quase que diárias, puxados pela diminuição da oferta.

Por: Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do frango estáveis nesta sexta-feira (26)
Mercado de suínos fecha a sexta-feira (26) com cotações, na maioria, estáveis
PorkExpo Brasil & Latam 2024 já está recebendo trabalhos científicos do mundo inteiro
Frango/Cepea: Carne de frango segue mais competitiva que a suína
Valores do frango congelado e resfriado cedem em São Paulo nesta quinta-feira (25)