Operação Carne Fraca: Produção brasileira de aves pode registrar redução de até 20% caso embargos não sejam retirados

Publicado em 23/03/2017 16:14
Confira a entrevista de Érico Pozzer - Presidente - APA
Grande preocupação do setor é com a suspensão por parte da China e Hong Kong, grandes consumidores do produto brasileiro. Cenário ainda não afetou os preços praticados no mercado doméstico. No caso dos produtores integrados, prejuízos serão de responsabilidade das integradoras.
Para Érico Pozzer, presidente da Associação Paulista de Avicultura (APA), as empresas do setor são capacitadas em estocagem e conseguem se virar por algumas semanas em decorrência da operação Carne Fraca, da Polícia Federal.

 

Ainda não existe queda de preço. Pozzer destaca que houve uma falta de responsabilidade em cima de como a operação foi conduzida, mas que todas as entidades do setor de carnes já trabalham em conjunto com o Governo Federal para reverter essa situação.

O grande problema está no embargo da China e, consequentemente, de Hong Kong, que são grandes consumidores da carne de frango brasileira. Na próxima segunda-feira, os números de exportação deverão sofrer um impacto, mas o desafio, no momento, é ter onde estocar os produtos abatidos e trabalhar essa questão com os mercados. Se nada for resolvido, o presidente aponta que será necessário reduzir de 10% a 20% da produção para regular o mercado interno.

No entanto, Pozzer acredita que os problemas serão resolvidos, uma vez que o Brasil é "um dos únicos países do mundo com qualidade e quantidade suficiente". No mercado paulista, os preços ainda estão suportados principalmente pelo poder aquisitivo firme da população. Ele diz também que é uma "questão de tempo".

Para o produtor brasileiro, tanto de aves quanto de bovinos e suínos, ele aconselha a ficar de olho na demanda, não incentivando a produção exacerbada. Caso haja algum problema de longa duração, um ajuste na produção terá de ser feito.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário