Oferta de leite em MG, SP e GO aumenta e preços ao produtor tem segunda queda consecutiva

Publicado em 03/08/2017 11:48
Apesar dos recuos nos preços do litro do leite, custo de produção segue em baixa e margem do produtor ainda está mantida.
Confira a entrevista com Rafael Ribeiro de Lima - Zootecnista - Scot Consultoria

Julho foi mais um mês de queda nos preços pagos ao produtor de leite. Rafael Ribeiro, analista da Scot Consultoria, destaca que um aumento na produção e uma demanda pouco expressiva foram os principais fatores que colaboraram para este cenário nas 18 praças pesquisadas. Além de um clima mais favorável no Brasil central, houve também uma queda no custo de alimentação, especialmente milho e farelo.

O aumento da produção, assim, foi de 2,1% em julho e de 2,4% nos dados parciais de julho. No Sul do país já era aguardado um aumento até agosto, mas as demais praças anteciparam. Do lado da demanda, as férias escolares também são um agravante durante o mês de julho.

A média dos estados pesquisados ficou em R$1,15 o litro, queda de 1,6% em relação ao pagamento de julho de 2016. O custo de produção caiu 3,8% e já é 15% menor do que no ano anterior.

A pressão deve continuar. A partir de agosto, setembro e outubro, as bacias serão pressionadas também pelos custos da alimentação, que devem subir a medida em que o milho é exportado.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Investigação de Dumping sobre importação de leite em pó no Brasil deve ser concluída em maio
Frango/Cepea: Carne perde competitividade frente à suína, mas ganha em relação à bovina
Ovos/Cepea: Médias de janeiro são as menores para o período em seis anos
Brasil comemora 50 anos de exportação para o Oriente Médio e se consolida como principal fornecedor de carne de frango para a região
Suínos/Cepea: Quedas chegam a 20% no mês; carne brasileira é a mais competitiva do mundo
Nova plataforma integra vigilância sanitária e análise de risco de doenças suínas