Preço do frango congelado fechou março com 22% de alta e preços devem se sustentar em abril, diz especialista

Publicado em 06/04/2022 15:03 e atualizado em 06/04/2022 15:43
Segundo pesquisadora do Cepea, a demanda interna e externa fortes têm puxado as cotações, além de haver parte do repasse dos altos custos de produção nos preços
Juliana Ferraz - Pesquisadora Cepea

O mês de março terminou com valorizações para o mercado do frango para a maior parte dos cortes, de acordo com a pesquisadora do Cepea, Juliana Ferraz. A principal razão para a valorização da proteína é a demanda (interna e externa) pelo produto.

Segundo ela, o frango congelado, por exemplo, teve aumento de 22% no preço médio em março comparado com fevereiro, saindo de R$ 5,81/kg e atingindo em março R$ 7,10/kg. "Aqui no Brasil vemos a carne de frango como a mais consumida, mesmo tendo havido estes reajustes; em comparação às carnes concorrentes o frango segue mais barato", pontua.

Sobre as exportações, a pesquisadora explica que, além da questão da infuenza aviária afetando o hemisfério Norte e que abre oportunidades para o Brasil, o conflito armado entre Rússia e Ucrânia (que é o 6º maior exportador de carne de frango) também deixa espaço para o Brasil expandir ainda mais as parcerias comerciais.

Para o mês de abril, de acordo com Juliana, estes fundamentos devem se manter, logo, o preço do frango pago ao produtor continuará em bons patamares e sustentado. Entretanto, os custos de produção seguem desafiadores, mesmo que em março o preço pago ao produtor de frango tenha subido em maior proporção do que os principais insumos utilizados na atividade (milho e farelo de soja).

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Custos da ração pressionam a suinocultura e exigem estratégia do produtor em 2026
Chile habilita Núcleo Genético Gênesis para exportação de suínos de reprodução
Ucrânia pode perder até metade do rebanho suíno em 2026 com PSA e crise de preços
Carne suína registra avanço no preço externo no início de fevereiro
Exportações de carne de frango ganham ritmo em valor no início de 2026
Como estão os custos de produção na suinocultura?