Dia do Avicultor: História de avicultora paranaense é cercada de resiliência e parceria

Publicado em 28/08/2023 11:17 e atualizado em 28/08/2023 12:51
Segundo Simoni Tessaro, diversificação dentro da propriedade rural é um dos segredos para permanência na atividade
Simoni Tessaro - Avicultora de Serranópolis do Iguaçu/PR
Podcast

Dia do Avicultor: História de avicultora paranaense é cercada de resiliência e parceria

 

Neste dia 28 de agosto, em que se comemora do Dia da Avicultura e do Avicultor, o Notícias Agrícolas traz uma história de sucessão familiar. Simoni Tessaro é agricultora e trabalha com avicultura de postura há 19 anos em Serranópolis do Iguaçu, no oeste do Paraná. 

Ela conta que seus avós já eram produtores rurais, trabalho assumido pelos pais dela. Entretanto, em 1993, com o falecimento de seu pai quando ela tinha 12 anos, sua irmã, 7, e a mãe, 34, a história da propriedade começa a mudar.

“Nós fizemos de tudo para salvar a vida do meu pai, e isso acabou fazendo com que a gente perdesse capital, dinheiro, terras. Quando eu me casei, aos 16 anos, a nossa família, agora com o meu marido, começa a reestruturar a propriedade”, conta.

Foi em 2004, quando a família ainda era integrada à Lar Cooperativa, que a história na avicultura de postura começa, com a construção de dois galpões californianos, alojando um total de cinco mil aves. 

Com o passar dos anos, em 2015, houve uma ampliação e modernização da propriedade, alojando mais 10 mil aves a automatizando parte da produção. Em 2018, mais 10 mil aves de postura foram alojadas, e hoje, a família soma um total de 25 mil aves na propriedade.

De acordo com Simoni, os planos para o futuro contemplam alojar mais galinhas poedeiras, além de ampliar a “casinha de ovos” e investir em uma embaladora, o que otimizaria o tempo e o trabalho na granja. 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ovos/Cepea: Poder de compra frente ao milho cai ao menor patamar do ano
Frango/Cepea: Preço da carne interrompe 3 meses de alta e cai em novembro
Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa
Mercado do frango inicia dezembro com boas perspectivas, mas poder de compra do produtor cai