Dia Nacional do Suinocultor: Após grave crise no setor, 2024 é ano em que produtores respiram com mais alívio

Publicado em 24/07/2024 17:52
Custos de produção mais controlados, alojamentos mais enxutos e exportações em bom ritmo contribuem para cenário positivo
Marcos Antônio Spricigo - Produtor Rural e Proprietário de Frigorífico
Podcast

Dia Nacional do Suinocultor: Após grave crise no setor, 2024 é ano em que produtores respiram com mais alívio

Neste dia 24 de julho é celebrado o Dia Nacional do Suinocultor, e após crise severa no setor que se arrastou por 2021, 2022 e parte de 2023, este ano o produtor consegue comemorar respirando mais aliviado, segundo Marcos Antônio Spricigo, suinocultor em Santa Catarina e proprietário de frigorífico.

De acordo com ele, foram anos difíceis que coincidiram com sobreoferta de animais, após investimentos no aumento na produção devido à demanda chinesa que sofreu com a Peste Suína Africana em 2018, 2019 e 2020 - o gigante asiático conseguiu, aos poucos controlar a doença e reduziu o volume de compras no Brasil - e, para completar a 'tempestade perfeita', os preços de milho e farelo de soja, elementos básicos na alimentação dos animais, explodiram.

Foi nos últimos cinco meses de 2023 e agora, em 2024, com mais mercados importadores da proteína suinícola brasileira abertos, produção nacional mais contida e custos de produção arrefecidos que o suinocultor começou a ter margens de lucro, ainda que não sejam enormes. 

"Não vemos mais lucros como vimos em 2018 e 2019, mas estamos em um momento de mais otimismo, de recomposição de caixa, de investimentos mais cautelosos", disse Spricigo.

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Média diária exportada de carne de frango recua 8,2% em novembro/25
Carne suína: novembro registra recuo de 14% no volume exportado em comparação ao ano anterior
Preços da suinocultura independente seguem firmes, mas o mercado permanece atento a novas oportunidades na demanda externa
Mercado do frango inicia dezembro com boas perspectivas, mas poder de compra do produtor cai
Suínos/Cepea: Vivo segue na casa dos R$ 8/kg
Brasil pode ampliar exportações de carne de frango em 0,5% em 2025 após reversão de embargos, diz ABPA