Produtores de arroz do RS pedem prorrogação da cobrança do custeio da safra 2014/15 frente a um mercado pressionado e custos elevados

Publicado em 28/05/2015 09:32
Arroz: Produtores do RS pedem a prorrogação da cobrança do custeio da safra 2014/15. Momento é de mercado pressionado, mesmo com estoques ajustados no país, e inviabiliza o cumprimento de alguns compromissos financeiros. Setor está em crise, preços trabalham na casa de R$ 34,10/saca.

A falta de liquidez para produção de arroz no Rio Grande do Sul, fez com que os produtores do estado solicitassem a prorrogação da cobrança do custeio da safra 2014/15. A referência Esalq/BM&FBovespa para a terça-feira (27) fechou em R$ 34,09 a saca de 50kg, uma desvalorização de 4,40% no mês.

Segundo Henrique Osório Dornelles, presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul, a safra 2014/15 obteve a segunda maior produtividade da história, fator que somado a restrição do crédito e aumento nos custos de produção, tem preocupado os produtores que estão "ofertando o arroz mais do que a capacidade de demanda, e derrubando o mercado", afirma.

Com objetivo de minimizar os impactos da crise econômica no setor produtivo, a Federarroz vem pleiteando junto ao Ministério da Agricultura a prorrogação da cobrança do custeio, haja vista que até mesmo as indústrias estão com dificuldade de adquirir crédito e "solicitam de 30 a 40 dias para realizar o pagamento aos produtores, e assim pressiona as cotações à medida que coloca os produtores em risco", declara Dornelles.

Para ele, a única solução para a rizicultura seria o governo injetar crédito a baixo custo no setor e nas indústrias, além de intervir junto aos agentes financeiros para conseguir a prorrogação do pagamento do custeio. "Disponibilizando crédito ao produtor acreditamos que essa oferta se estanque no mesmo momento, e as coisas comecem a se equilibrar".

Tags:

Por: Carla Mendes e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto