Após geada, produtores avaliam as condições das lavouras de trigo em Santo Ângelo (RS)

Publicado em 23/08/2016 11:09
Produtores estão mais preocupados com a possibilidade de geada entre os dias 13 e 14 de setembro. Nesta safra, agricultores investiram mais em seguros. Preços estão próximos de R$ 40,00 a saca. No milho, aumento na área deverá ficar em 12%, especialmente nas áreas irrigadas. Cotações mais altas estimularam investimentos na cultura.

A região de Santo Ângelo (RS) foi atingida por geadas nas duas últimas madrugadas, no entanto, elas não devem trazer prejuízo para a produção de trigo, que ainda não se encontra no estágio prejudicial.

A constatação é do presidente do Sindicato Rural de Santo Ângelo, Claudio Duarte. Segundo o presidente, as geadas não foram fortes e os produtores escaparam de prejuízos. A preocupação, no entanto, é para o mês de setembro, quando estão previstas geadas maiores e as plantas estarão em condição mais desfavorável.

O presidente explica que o ciclo mais forte do plantio foi realizado dentro do mês de junho, logo, as plantas ainda não estão na fase de espigamento, que é mais sensível às geadas.

Ainda é preciso, portanto, esperar entre quatro e cinco dias para constatar qual foi o efeito da geada. Poucos trigos estão nas fases de cachos, de acordo com o presidente. Para quem produz também aveia, há risco de maior prejuízo.

Na região, os quatro municípios possuem uma área de 70 a 80 mil hectares de trigo, 23% de redução de área em relação ao ano anterior. Os custos fizeram com que a área de trigo fosse diminuída, tanto na falta de financiamentos quanto na preparação para o fenômeno La Niña. A projeção é de que haja uma colheita de cerca de 50 a 60 sacas por hectare, pela qual, de acordo com os primeiros levantamentos realizados, o produtor deve receber cerca de R$40 por saca.
A safra de verão, com o plantio de milho, por sua vez, contou com um aumento de área de 12%. O preço da última safra motivou que mais produtores realizassem o plantio novamente e investissem mais na implementação da lavoura.

Por: Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto