O Centro-Oeste do Paraná e as três safras por ano

Publicado em 17/11/2016 10:41
Paraná e as três safras por ano
Confira a entrevista com José Carlos Braciforte - Engenheiro Agrônomo Coagru

A cidade de Ubiratã, no centro-oeste do Paraná, possui 500m de altitude e um clima que permite a muitos produtores a realizar três safras sequenciais - soja, milho e trigo - sem irrigação.

De acordo com José Carlos Braciforte, engenheiro agrônomo da Cooperativa Agroindustrial União (Coagru), este sistema começou em 2007 e, a partir de 2010, se tornou uma constante para muitas áreas. Dos 53 mil hectares do município, em torno de 20 mil hectares trabalham com esse sistema, representando 40% da área.

O sistema é sequencial: a soja é plantada em setembro, o milho, em janeiro e o trigo entre os meses de maio e junho. "Tem se obtido boas produtividades e isso também tem movimentado a economia", afirma Braciforte, lembrando que os produtores entram três vezes no mercado para financiar, comprar insumos e contratar mão-de-obra.

Além disso, o plantio do trigo anterior ao plantio da soja oferece uma cobertura ao solo que também dificulta o surgimento de plantas daninhas. Ele lembra, portanto, que esta não é uma atividade recomendada para todas as áreas: precisa ter clima.

Isso é porque, na região, as chuvas começam entre agosto e setembro, o que permite o início do plantio da soja entre 15 a 20 de setembro. Os produtores também utilizam cultivares precoces adaptadas, o que exige bastante planejamento. Além disso, a estrutura é um fator muito importante, já que na maioria dos casos, o plantio do próximo cultivo começa logo após a colheita do outro.

Devido ao atraso de alguns cultivos, alguns produtores chegam a realizar cinco safras em dois anos - em um ano, realiza as três, deixando duas para o próximo. "Tudo depende do atraso ou não do plantio", explica.

Para o produtor que deseja seguir essa técnica, o engenheiro agrônomo aconselha ter um bom planejamento, consultando assistentes técnicos sobre os materiais precoces que se adaptam para a região e, sobretudo, o clima, "pois para três safras não pode ter atraso na colheita e no plantio", diz.

 

Tags:

Por: João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto