Trigo registra alta de 7% no PR e 5% no RS no último mês, mas desempenho ainda é inferior ao do mercado internacional

Publicado em 04/07/2017 10:27
Tendência é de início de colheita com novos patamares de preços e sem pressão do produto Argentino, que poderá ser direcionado para outros mercados, diante da possível redução na oferta mundial
Confira a entrevista com Gabriel Ferreira - Analista Afnews

Podcast

Confira a entrevista com Gabriel Ferreira - Analista Afnews

 

Download

O trigo encontra uma alta expressiva nas cotações em Chicago. A dúvida, agora, é saber se essa alta irá chegar aos preços no Brasil e na Argentina, que é o principal exportador do cereal para o país.

Gabriel Ferreira, analista da AF News, destaca que a área plantada veio bem abaixo do esperado e que há um problema sério na questão da qualidade das lavouras de trigo primavera. Esses fatores, somados a um clima seco e a temperaturas acima do normal têm afetado diretamente as cotações. O trigo primavera não é demandado para o Brasil, mas afeta diretamente o trigo hard ao atingir as máximas em quatro anos em Minneapolis.

O trigo no Paraná teve uma valorização de 7,3% no mês, a R$33,81 a saca e no Rio Grande do Sul, valorização de 5,3%, a R$31,72. Portanto, houve algum efeito, mas atentuado por outros fatores. Estes valores dizem respeito ao trigo da safra antiga, não atingindo os preços da safra futura ainda. O momento da colheita poderá trazer uma demanda maior pelo trigo nacional, com oportunidade de custos mais baixos.

Para que haja uma valorização do trigo argentino, o Brasil deve competir com outros destinos para o recebimento do produto. Com a alta nos Estados Unidos, outros países podem voltar os olhos para a Argentina. Entretanto, a colheita no país vizinho se inicia apenas em dezembro, dando a oportunidade para os moinhos brasileiros se voltarem ao trigo nacional.

O Brasil vem de um cenário de safra boa com estoques confortáveis que amenizam essa alta externa. Houve, ainda, uma redução de área plantada no país de cerca de 9%, com plantio abaixo dos 2 milhões de hectares. A safra paranaense teve negociação antecipada em 5%, o que não é tão comum. Isso aponta que o presente cenário vem sendo visualizado pelos moinhos, embora o preço da farinha venha andando de lado desde o mês de março.

Essa expectativa se arrasta até a entressafra argentina. No primeiro semestre de 2018, pode haver uma situação de superoferta. Com isso, os produtores devem ficar atentos à sazonalidade dos preços do cereal.

 

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto