Chuvas excessivas atrasam plantio do arroz no RS e período de entressafra deverá ser maior

Publicado em 09/10/2017 14:37
Até o momento, cerca de 60 mil hectares foram cultivados. No mesmo período do ano anterior, plantio estava completo em 170 mil hectares. Trabalho no campo deve ser finalizado até o dia 15 de novembro. Previsões climáticas ainda indicam chuvas para o estado nos próximos dias. Saca é cotada a R$ 36,00 e não cobre os custos de produção.

Henrique Osório Dornelles, presidente da Federarroz, conta ao Notícias Agrícolas que o plantio do arroz no estado do Rio Grande do Sul está lento. O clima não tem ajudado, mas esse ano é diferente dos demais, já que não houve uma evolução significativa durante o início do plantio.

Hoje, o indicativo é que o arroz plantado no cedo terá uma área de 50 a 60 mil hectares e uma área menor ainda de plantas que irão emergir, contra uma área de 150 a 170 mil hectares em outros anos. As chuvas têm impedido a realização dos trabalhos no campo e os produtores devem ter uma entressafra bem mais longa.

O plantio ainda não é considerado "atrasado" porque ainda faltam 30 dias para encerrar a janela ideal. Entretanto, só daria para plantar se parasse de chover durante esse tempo no estado, o que não irá ocorrer, como visualiza o presidente. Dornelles acredita que os produtores não devem plantar fora da janela de plantio, já que a rentabilidade é baixa mesmo em condições normais. Alguns podem plantar soja em detrimento do arroz.

Nesta segunda-feira (9), o Rio Grande do Sul está sob uma atuação de frente fria que não permite a chegada dos produtores ao solo para o início do plantio. Poucas regiões avançam neste momento.

O IRGA estima uma área total de 1 milhão e 50 mil hectares para a safra. A produtividade média do estado é de 7700kg por hectare, sobre um preço de R$36 a saca, o que não deixa uma margem positiva para os produtores.

Dornelles aponta que a Federarroz trabalha com o objetivo de reduzir os estoques de passagem e também de solucionar os problemas que fazem o grão do Paraguai se tornar mais competitivo.

Tags:

Por: Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto