Trigo: Com quebra consolidada, colheita do cereal chega a 6% no Rio Grande do Sul

Publicado em 16/10/2017 10:16
Chuvas excessivas comprometeram os trabalhos nos campos e a qualidade do trigo. Perspectiva é que seja colhida 1,5 milhão de toneladas nesta safra, contra as 2 mi de toneladas estimadas inicialmente. Contas não fecham e prejuízos com a safra de inverno deverá ser pago com a safra de verão no estado.
Confira a entrevista com Hamilton Jardim - Presidente da Comissão de Trigo - Farsul

Podcast

Hamilton Jardim - Presidente da Comissão de Trigo - Farsul

 

Download

Hamilton Jardim, presidente da Comissão de Trigo da Farsul, destaca que a colheita de inverno está trazendo preocupações para os produtores do estado devido ao excesso de chuvas. Contudo, eles torcem para que o tempo abra, visando a ausência de novos prejuízos em termos de qualidade.

Os trabalhos no campo, como conta Jardim, estão um pouco atrasados, mas a cultura foi implantada tardiamente devido ao excesso de chuvas no início do plantio. Além disso, um período de estiagem trouxe preocupações, mas o trigo foi plantado dentro do período recomendado. Até esse instante, ele acredita que haja em torno de 5% a 6% de área colhida.

A chuva começa a dar trégua. Entretanto, os volumes que o estado vem recebendo estão acima do normal e, muitas vezes, são acompanhados por granizo. Ventos muito fortes também provocaram o acamamento na cultura. Há uma perda consolidada para a produção gaúcha, que não deve repetir a safra recorde obtida no último ano - assim, o fluxo de caixa da safra de inverno pode se ver afetado.

O trigo pode ser colhido até dezembro e não impacta o andamento das culturas de verão e a continuidade dos trabalhos. Contudo, Jardim chama a atenção para a importação mais atrativa vinda do Mercosul, especialmente da Argentina, que possui preço e qualidade em melhor estado, ficando "difícil competir com o trigo que vem de fora". A recomendação para o produtor, neste momento, é que invista em tecnologia e previna doenças fúngicas para que tenha uma valorização do cereal.

Os preços tendem a ficar abaixo do mínimo, de forma que terá de haver uma nova conversa com o Governo Federal para que o aporte de recursos seja realizado. Frente a essa situação, muitos abandonam a cultura.

Por: Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto