Chuvas abaixo da média em Brasnorte-MT não penalizam produção. Já em Porto Nacional-TO, o problema é excesso de chuva no final

Publicado em 27/10/2017 11:41
Confira a entrevista com Cristina Queiroz - Rural Tecnologia
Vejas as simulações do cropview e melhores datas para plantio em Brasnorte-MT, Porto Nacional-TO e Eldorado-MS

LOGO nalogo

O Cropview traz a análise de três municípios nesta sexta feira (27): Brasnorte (MT), Porto Nacional (TO) e Eldorado (MS). O aplicativo é um modelo matemático que a partir das necessidades climatológicas  de cada cultivar mostra o quanto o clima previsto poderá influenciar na produtividade.

Cristina Queiroz, da Rural Tecnologia fez uma simulação para Brasnorte (MT). O município apresenta uma tendência de chuvas abaixo da média ao longo do ciclo, mas em ambas as simulações de plantio realizadas: 25/10 e 01/11 não chegam a penalizar o cultivar simulado com ciclo de 110 dias. As previsões mostram que o volume das chuvas se intensificam a partir do dia 02/11, na qual a janela de plantio fica segura. O plantio em 25/10 não chega a penalizar, mas apresenta os dois primeiros decêndios com chuvas em torno de 35mm cada um, que podem ocorrer de forma irregular e penalizar a lavoura, se houver falhas na precipitação.

Em Porto Nacional (TO), as tendências climáticas apresentam chuvas maiores do que a média ao longo do ciclo, mas neste momento o déficit hídrico no solo é de -97 mm para o cultivar simulado. As chuvas previstas entre 03/11 e 12/11 ficam em torno de 38mm,  e embora atendam a necessidade do cultivar também podem vir de forma espaçada e com irregularidade e acabar penalizando a lavoura. A partir de 15/11 a tendência aponta chuvas maiores e regulares, deixando uma janela indicativa com mais segurança para o plantio. O problema aqui acontece a partir do final de janeiro, com tendência de chuvas maiores que a média, se confirmadas, penalizam o cultivar a partir do estádio de florescimento.

Foi apresentada também uma simulação, atendendo ao Internauta Manoel Simões Jr, de Eldorado (MS), que iniciou seu plantio em 10/10, utilizando um cultivar com ciclo de 120 dias. O resultado mostra que a cultura tem tido boas chuvas desde o plantio e neste momento apresenta um excedente hídrico no solo de 108 mm, mas que a tendência climática aponta para chuvas abaixo do normal já no final de Novembro, que tendem a penalizar este cultivar até o final do estádio de enchimento de grãos, deixando a produtividade em torno de 84%.

Para verificar os resultados para a sua região, é só acessar o site: www.cropview.com.br

 

 

 
 
 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Cristina Queiroz
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário