Comercialização de trigo no Brasil trava com exportação reduzida pela queda do dólar, consumo interno lento e moinhos estocados

Publicado em 23/01/2019 12:35
Apesar de preços maiores que no mesmo período do ano passado, alta no custo de produção e redução da produtividade tiram renda do produtor
Marcelo De Baco - Corretor de Mercado De Baco Corretora de Mercadorias

Podcast

Entrevista com Marcelo De Baco - Corretor de Mercado De Baco Corretora de Mercadorias sobre o Mercado do Trigo

 

Download

 

Nesta quarta-feira (23), o Notícias Agrícolas conversou com Marcelo De Baco, corretor de mercado da De Baco Corretora de Mercadorias, para destacar a situação do mercado do trigo no Brasil, que está um pouco mais complicada do que a do ano passado.

Com problemas climáticos durante todo o ciclo, alguns problemas de qualidade acometeram a cultura. Desta forma, muitos moinhos estão tendo que buscar trigo no mercado internacional para realizar blends e compensar na hora de entregar a farinha.

Antes, 40% da safra também já estava comprometida com o mercado interno, o que trouxe um alívio qquanto ao fluxo de caixa. Mas, depois das eleições, o câmbio caiu forte e veio em ritmo decrescente. Existe resistência em comprar o trigo brasileiro e a competitividade vem sendo perdida muito mais em preço do que em qualidade.

Os moinhos também tiveram custos maiores e todos esses custos, se somados, não foram repassados para a farinha, já que o cliente não possui mais renda para pagar por isso.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto