Embrapa descarta nova bactéria no trigo em Goiás e aponta ataque de brusone mais agressiva do que o normal

Publicado em 23/05/2019 11:27
Pesquisa demonstra que condições climáticas no cerrado, com muita chuva e calor, levaram ao ataque do fungo nas folhas do trigo, ao invés de atingir apenas as espigas.
Osvaldo Vasconcellos Vieira - Chefe Geral da Embrapa Trigo

Podcast

Entrevista com Osvaldo Vasconcellos Vieira - Chefe Geral da Embrapa Trigo sobre as Doenças nas lavouras de trigo do Cerrado

 

Download

A Embrapa Trigo concluiu suas análises sobre os problemas que apareceram nas lavouras de trigo do cerrado, em especial em Goiás, se espalhando para Minas Gerais e São Paulo. Segundo o Chefe Geral da Embrapa Trigo, Osvaldo Vasconcellos Vieira, o que aconteceu foi uma incidência mais agressiva do que o normal de brusone.

“Em campo ficou claro que haviam diversos sintomas dessa doença e que as características eram mais folheares. Para nossa surpresa, 76% do que foi apresentado era brusone, que acontece principalmente na espiga, mas estava aparecendo também na folha. Então a principal causa foi a brusone, e apareceu também 15% de mancha marrom”, diz Vieira.

A pesquisa foi realizada nos laboratórios da Embrapa Trigo após visitas às áreas atingidas e coleta de amostras em mais de 18 propriedades em Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal. As conclusões mostraram que, as condições climáticas da região eram extremamente favoráveis à este fungo com chuvas mais atrasadas e temperaturas altas que facilitaram a penetração do fungo.

O Chefe da Embrapa Trigo também descarta a possibilidade desse problema se espalhar para outras regiões produtoras, como os estados do Sul brasileiro. “Houve essa preocupação por parte de grandes cooperativas do Paraná, mas já discutimos com eles o que é recomendado e, no momento, as condições não são favoráveis. No Sul brusone não é problema, é muito difícil ter uma condição de temperaturas mais elevadas por aqui”.

Confira a íntegra da entrevista com o Chefe Geral da Embrapa Trigo no vídeo.

Veja a nota técnica divulgada pela Embrapa Trigo

>> Brusone em lavouras de trigo no Brasil Central - Safra 2019

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto