Com possibilidade de geada neste final de semana, produtores de Ponta Grossa/PR se preocupam com o trigo

Publicado em 04/07/2019 11:01
As safras de trigo e cevada já estão totalmente implantadas no município e agora a apreensão está por conta das condições climáticas deste inverno, em especial a possibilidade de geadas ainda esta semana.
Gustavo Ribas Netto - Presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa/PR

Podcast

Entrevista com Gustavo Ribas Netto - Presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa/PR sobre o Acompanhamento de Safra do Trigo

 

Download
 

 
No município de Ponta Grossa - PR, o plantio da safra de inverno está praticamente encerrado e nesse momento os produtores rurais da região começam a se preocupar com o clima, principalmente com a previsão de geadas para o próximo final de semana. Sobre isso, o jornalista Guilherme Dorigatti conversou com Gustavo Ribas Neto, presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa.

 

 

De acordo com Ribas Neto, se a previsão se confirmar os produtores rurais podem ser prejudicados, ainda mais em um momento tão delicado para as culturas de inverno.  "A expectativa inicial é termos uma produção melhor que o ano passado, mas as coisas agoram começam a mudar em função do clima. Semana que vem teremos condições de avaliar qual é o real impacto do final de semana", explicou.


Ele também ressaltou que além da preocupação climática, nos últimos anos o custo de produção das safras de inverno foram elevados, mantendo a margem de lucro muito restrita. Como resultado, houve diminuição da área de plantio para essas culturas. Se essa tendência continuar, cada vez menos produtores se arriscariam em implementar safras de inverno, o que resultaria numa maior dependência externa, como por exemplo do trigo argentino.
 
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

"Não falta grão, falta fazê-lo chegar”: logística global acende alerta e expõe fragilidade no abastecimento dos grãos
Plantio do arroz chega a 15,5% e mais que dobra ritmo de 2025; chuvas interrompem avanço no RS
Chuva chegou tarde demais para ajudar nas safras de verão da UE, diz Mars
Feijão/Cepea: Feijão-preto lidera altas; carioca também se valoriza
Com oferta menor do que a demanda, preços do feijão sobem e se consolidam na faixa dos R$ 300, patamar recorde para setembro
SindArroz-SC aponta prioridades para o próximo governo e defende previsibilidade e redução de custos na cadeia produtiva de arroz