Lavouras de inverno se desenvolvem em São Gabriel/RS e produtores já pensam em ampliar área de soja na safra 19/20

Publicado em 15/07/2019 10:48
Cultivos de trigo, canola e cevada ainda se desenvolvem nos campos, mas agricultores já iniciam planejamento para a próxima safra de soja. Expectativa é ampliar 40 mil hectare no plantio que acontece a partir de outubro.
Tarso Teixeira - Presidente do Sindicato Rural de São Gabriel/RS

Podcast

Entrevista com Tarso Teixeira - Presidente do Sindicato Rural de São Gabriel/RS sobre o Acompanhamento de Safra de Inverno

 

Download

As safras de inverno estão se desenvolvendo nos campos de São Gabriel no Rio Grande do Sul e devem se beneficiar do clima favorável. Após 15 dias de estiagem, as chuvas deste último final de semana ajudaram a evolução das lavouras.

Segundo Tarso Teixeira, presidente do Sindicato Rural de São Gabriel/RS, o trigo ocupa uma área de 6 mil hectare no município, a canola responde por algo entre 4 e 5 mil hectares e a cevada fica com cerca de 4 mil hectare. O clima nos últimos anos, que não colaborou para o desenvolvimento no inverno, e os preços de venda baixos, foram os responsáveis por reduzir a área de trigo, que já chegou a ser de 30 mil hectares no município.

Sendo assim, a soja tem ganhado protagonismo na região e a liderança espera que, até 2021, São Gabriel se torne o maior produtor de soja do estado do Rio Grande do Sul. A projeção inclusive já aponta um acréscimo de 40 mil hectares para a próxima safra 2019/20, que chegaria aos 200 mil hectares cultivados.

Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de São Gabriel/RS no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.