Abitrigo alerta para queda no consumo de derivados e dificuldades logísticas, mas enxerga resolução após ações do governo

Publicado em 27/03/2020 10:43 e atualizado em 27/03/2020 11:34
Presidente da associação acredita que medidas que estão sendo tomadas pelo governo devem destravar o fluxo dos caminhões e reestimular o consumo na ponta final da cadeia
Rubens Barbosa - Presidente-Executivo da Abitrigo

Podcast

Abitrigo alerta para queda no consumo de derivados do trigo e dificuldades logísticas para entrega da farinha

 

Download

A cadeia do mercado brasileiro de trigo está sentindo os reflexos da situação envolvendo o avanço do Coronavírus no Brasil e no mundo. Até o momento, tanto a demanda do consumidor final como a logística para a entrega da farinha vem sendo afetadas, mas a Abitrigo (Associação Brasileira da Indústria do Trigo) acredita que estes dois fatores devam ser resolvidos em breve.

Segundo o presidente executivo da Abitrigo, Rubens Barbosa, bloqueios para a circulação de caminhões, principalmente no Rio Grande do Sul e no Nordeste, impediam o abastecimento completo com as farinhas derivadas do trigo. Porém a publicação de uma portaria do Ministério da Agricultura nesta sexta-feira deve contribuir para a resolução desta questão.

Olhando para a ponta final da cadeia, a demanda do consumidor final, a liderança destaca que as medidas tomadas pelo governo recentemente, como o projeto de renda emergencial de R$ 600,00 aos ditos vulneráveis, deve ajudar a população a retomar o consumo dos derivados de trigo como pães e massas.

Rubens Barbosa também comenta que acredita que a próxima safra de trigo brasileira deva ser cultivada dentro do previsto, seguindo o padrão dos últimos anos, mas se preocupa com a possibilidade do aumento no custo da importação, uma vez que a oferta argentina para o Brasil tende a ser mais ajustada, o dólar segue rondando os R$ 5,00 e a carga tributária para importação de trigo de outras localidades ainda está em vigor.

Confira a entrevista completa com o presidente executivo da Abitrigo no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto