Estimulados pelos preços altos, produtores de Castro/PR devem ampliar área de trigo em até 20%

Publicado em 18/05/2020 10:39 e atualizado em 18/05/2020 11:11
Trabalhos de plantio devem começar no final de mês com agricultores confiantes com patamar de preços que garante boa margem de remuneração
Eduardo Medeiros - Presidente do Sindicato Rural de Castro/PR

Podcast

Estimulados pelos preços altos, produtores de Castro/PR devem ampliar área de trigo em até 20%

 

Download

Os trabalhos de plantio da próxima safra de trigo devem começar no final do mês em Castro no Paraná. Enquanto se preparam para a semeadura, os produtores se animam com as perspectivas de preços e planejam ampliar em até 20% a área cultivada no município.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Castro/PR, Eduardo Medeiros, os preços do trigo hoje estão em torno de R$ 1.200,00 a tonelada e é esperado que fiquem entre 1.000 e 1.100 durante a safra, patamares que garantem uma boa rentabilidade da cultura.

A liderança destaca ainda que a região vem se profissionalizado e se especializando na cultura do trigo, aumentando o leque de variedades cultivadas de acordo com os tipos de destino do trigo na indústria.

Até o momento, o clima está seco em todo o centro-sul paranaense, mas isso não preocupa os produtores. Medeiros aponta que, por enquanto, o planejamento segue o mesmo e será necessária uma chuva para a germinação do trigo e outra no momento de enchimento de grãos.

Safra Verão

Os trabalhos de verão já foram finalizados em Castro/PR e a safra de soja 2019/20 obteve resultados considerados normais para a região, com produtividade média de 66 sacas por hectare, com as lavouras plantadas mais cedo produzindo melhor.

A expectativa também é positiva para a rentabilidade, já que os produtores do município já venderam 90% da sua produção com preços médios de R$ 95,00 a saca.

Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de Castro/PR no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.