Chuvas paralisam plantio do trigo em Carazinho/RS, mas produtores seguem animados e devem aumentar área em 20%

Publicado em 15/06/2020 15:07 e atualizado em 15/06/2020 15:40
Aposta na safra de inverno veio após alta nos preços do trigo e como tentativa de recuperar as perdas das culturas de soja e milho do ciclo anterior
Paulo Vargas - Vice-Presidente do Sindicato Rural de Carazinho/RS

Podcast

Chuvas paralisam plantio do trigo em Carazinho/RS, mas produtores seguem animados e devem aumentar área em 20%

 

Download

O plantio da safra de trigo está paralisado em Carazinho no Rio Grande do Sul em função das chuvas que ocorrem desde a última semana e impedem o avanço dos trabalhos. Mesmo assim, a expectativa segue sendo de que a área cultivada neste ano aumento até 20% com relação à 2019.

Segundo o vice-presidente do Sindicato Rural de Carazinho/RS, Paulo Vargas, os bons preços do trigo, que giram entre 50 e 54 reais a saca, estimularam os produtores a investirem na cultura como alternativa para compensar as perdas após a safra de verão 2019/20.

O município foi um dos menos atingidos pela estiagem que prejudicou as culturas no estado, mas mesmo assim, produziu média de 95 sacas por hectare de milho, quantidade suficiente apenas para empatar os custos de produção, e 43 sacas por hectare de soja.

Vargas destaca também que as movimentações visando a próxima safra de verão já estão acontecendo com os produtores buscando comprar seus insumos fugindo das altas do dólar e já fechando vendas das próximas produções.

Confira a íntegra da entrevista com o vice-presidente do Sindicato Rural de Carazinho/RS no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Geada afeta áreas de feijão do sul do país e coloca segunda safra em risco
Feijão/Cepea: Menor oferta segue sustentando cotações
Cadeia da soja e biodiesel cresce quase 12% em 2025 e reforça força do agro brasileiro
Campanha “Arroz Combina” leva mensagem sobre valorização do grão a 12 milhões de pessoas e entra em nova fase
Arroz/Cepea: Abril registra maior média desde set/25, mas liquidez segue limitada
Feijão perde espaço no prato do brasileiro enquanto exportações avançam e acendem alerta no campo