Cultivo de trigo no Cerrado obtêm boas produtividades e auxilia no ciclo de culturas

Publicado em 08/07/2020 15:14 e atualizado em 09/07/2020 07:39
Cerrado brasileiro cultivou 200 mil hectares em 2019 e produtividades médias são se até 6 toneladas por hectare. Cultivares são desenvolvidas especificadamente para as características da região.
Julio Cesar Albrecht - Pesquisador da Embrapa Cerrados

Podcast

Entrevista com Julio Cesar Albrecht - Pesquisador da Embrapa Cerrados sobre o Trigo no Cerrado

 

Download

Em 2019 o Brasil cultivou 200 mil hectares de trigo entre os estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Bahia e Distrito Federal, com produtores obtendo bons resultados de produtividade e cultivando até duas safras, uma irrigada plantada entre abril e maio e a safrinha de sequeiro semeada em março.

Segundo o pesquisador da Embrapa Cerrados, Julio Cesar Albrecht, as produtividades médias alcançadas ficam em torno de 1,5 a 1,8 tonelada por hectare para o cultivo no sequeiro e 6 toneladas para o irrigado, garantindo o abastecimento dos moinhos da região e de importantes cidades consumidores como Brasília, Belo Horizonte e Goiânia.

Albrecht comenta que as cultivares utilizadas foram desenvolvidas ao longo de 40 anos de pesquisas da Embrapa especificadamente para as características climáticas do cerrado e que o manejo, apesar de similar ou de outras regiões como o Sul do país, possui particularidades.

O cultivo do trigo no Cerrado é indicado para regiões com altitudes maiores do que 800 metros para de sequeiro e maiores do que 500 metros nas áreas irrigadas e tem papel, além de compor a renda dos produtores, de atuar no ciclo de culturas ajudando a interromper a ação de pragas e doenças de culturas como o feijão e de hortaliças.

A expectativa da Embrapa é que a área cultivada como trigo no Cerrado brasileiro chegue à 1 milhão de hectares até 2025, mas o potencial indicado pelas pesquisas é acima de 2 milhões de hectares cultivados.

“A auto-suficiência do trigo no Brasil passa pelo cultivo no Cerrado. Hoje o Brasil importa metade do trigo que consome e esse volume poderia vir do Cerrado”, diz Albrecht.

Confira a íntegra da entrevista com o pesquisador da Embrapa no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: Continua complicada a colheita no Paraná
Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país