Colheita do arroz tem resultados melhores do que o esperado e Federarroz descarta abastecimento apertado

Publicado em 24/05/2021 10:15 e atualizado em 24/05/2021 10:59
Federação recomenda início do planejamento e compra de insumos antecipada pensando no próximo ciclo e no aumento dos custos de produção
Alexandre Velho - Presidente da Federarroz

Podcast

Colheita do arroz tem resultados melhores do que o esperado e Federarroz descarta abastecimento apertado

 

Download

A colheita do arroz está praticamente encerrada no Rio Grande do Sul e os resultados obtidos são melhores do que o esperado inicialmente. A produtividade média deve fechar a temporada em 8.800 quilos por hectare.

Segundo o presidente da Federraroz, Alexandre Velho, um verão com poucas chuvas e muita luminosidade foi favorável para as lavouras irrigadas e estimulou essa alta produtividade, que deve ser suficiente para abastecer o mercado interno sem riscos de aperto na oferta como o visto em 2020.

Olhando para o mercado, os preços atuais para os produtores gaúchos estão ao redor dos R$ 88,00, patamar considerado satisfatório pela entidade. A liderança destaca que este é o piso de cotações ao longo da colheita e, daqui para frente, deverá haver uma valorização nos preços com o andar do mercado e das exportações, mas ainda assim valores que não comprometem o consumidor final.

Mesmo com a safra recém terminada, a recomendação da Federação é para que os produtores já comessem a se planejar e comprar seus insumos antecipadamente para a próxima temporada. Isso porque os custos de produção estão aumentando e a compra de fertilizantes e defensivos neste momento pode ajudar a segurar estes custos.

Confira a entrevista completa com o presidente da Federraroz no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto