RS começa a plantar a soja e dificuldades logísticas para receber insumos preocupam

Publicado em 01/10/2021 10:45
Engenheiro Agrônomo relata atrasos no recebimentos de produtos, máquinas e peças e recomenda atenção nas operações para evitar problemas. Enquanto isso, trigo começa e ser colhido e milho se desenvolve bem, mas demanda atenção à cigarrinha
José Domingos Teixeira - Engenheiro Agrônomo e Consultor Aprosoja RS

Podcast

RS começa a plantar a soja e dificuldades logísticas para receber insumos preocupam

Algumas regiões do Rio Grande do Sul já começaram o plantio da nova safra de soja 2021/22 que deve atingir 6,1 milhões de hectares no estado se estendendo até o dia 10 de dezembro, dentro da janela normal de semeadura.

Segundo o engenheiro agrônomo e consultor da Aprosoja RS, José Domingos Teixeira, a grande preocupação dessa safra é o aumento no custo de produção e a dificuldade logística para o recebimento de alguns insumos, máquinas e peças.

Teixeira relata que o custo de produção na região de Tupanciretã está em 52 sacas por hectare e vai ser a eficiência que vai garantir a permanência na atividade. Além disso, a recomendação é para ter muito cuidado na operação das máquinas para evitar qualquer tipo de problema, uma vez que a reposição de peças pode levar muito tempo.

Já o milho verão está todo plantado e o desenvolvimento até é satisfatório, com bom estande das plantas. O que tira o sono dos produtores gaúchos, no entanto é a presença de cigarrinhas nas lavouras.

O engenheiro agrônomo explica que as lavouras do estado já receberam de duas à quatro aplicações contra os insetos e isso pode subir para até seis caso as condições climáticas sigam favoráveis à praga.

Em meio a tudo isso, a colheita da safra de trigo começou e deve atingir seu pivô entre 20 de outubro e 7 de novembro. A expectativa é ultrapassar as 3 milhões de toneladas mesmo com as lavouras tendo sofrido com a falta de chuvas entre julho e agosto.

Confira a entrevista completa com o engenheiro agrônomo e consultor da Aprosoja RS no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.