Com lavouras de milho e soja praticamente sem produção Ijuí/RS decreta fim precoce da safra de verão

Publicado em 19/01/2022 10:32 e atualizado em 19/01/2022 11:29
Sindicato Rural indica falta de chuvas e temperaturas altas como motivo das perdas de produtividade beirando os 100% no município. Momento agora é de buscar renegociações e começar a planejar a safra de inverno
Ércio Luiz Eickhoff - Presidente do Sindicato Rural de Ijuí/RS

Podcast

Com lavouras de milho e soja praticamente sem produção Ijuí/RS decreta fim precoce da safra de verão

A região de Ijuí no Rio Grande do Sul enfrenta um longo período sem chuvas e com temperaturas muito elevadas, o que impactou drasticamente o desenvolvimento das lavouras de milho e soja desta safra verão 2021/22.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Ijuí/RS, Ércio Luiz Eickhoff, esta é a segunda pior estiagem da história da região, perdendo apenas para a registrada em 1945, e pegou as lavouras justamente na época de enchimento de grãos.

O levantamento da entidade aponta que as lavouras de milho sequeiro já foram totalmente perdidas e que as de soja se encaminham para o mesmo desfecho, já que precisariam de chuvas nesta semana para ainda conseguir produzir algo.

Diante do cenário drástico, a liderança já decretou o final da safra de verão em Ijuí, sem produções de milho e de soja e recomenda que produtores já iniciem as tratativas para renegociação de contratos fechados e postergamento de parcelas de investimentos e pagamentos.

O presidente também destaca os impactos disso no restante das cadeias da região, como granjeiros e a bacia leiteira, que não tem alimentação suficiente para ofertar aos animais, que ainda sofrem com as temperaturas acima dos 40°C, correndo risco de morte.

Por fim, Eickhoff indica que os produtores já devem iniciar os planejamentos para a safra de inverno de 2022 com a expectativa de recuperar um pouco das contas que ficarão para trás.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Ijuí/RS no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Plano Safra pode não alcançar arrozeiros sem renegociação de dívidas
Semeadura da canola está quase concluída no Rio Grande do Sul
Preços do arroz cedem após meses de alta
Plantio do trigo está quase finalizado no Paraná e lavouras se desenvolvem bem
Calor recorde coloca em risco a safra de grãos na França
Canola tem área de cultivo duplicada no Rio Grande do Sul