Alegrete/RS já perdeu 10% do arroz pela falta de irrigação e pode ter quebra ainda maior por deficiência no enchimento dos grãos

Publicado em 03/02/2022 15:54 e atualizado em 03/02/2022 16:41
Falta de chuvas retirou reservas de água utilizadas para irrigação, o que levou ao abandono de algumas lavouras. Além disso, temperaturas elevadas no momento de enchimento dos grãos prejudicou as plantas e deve resultar em mais perdas com o decorrer da colheita
Fátima Marchezan - Presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete

Podcast

Alegrete/RS já perdeu 10% do arroz pela falta de irrigação e pode ter quebra ainda maior por deficiência no enchimento dos grãos

A colheita do arroz mal começou em Alegrete no Rio Grande do Sul, mas as perdas de produtividade já são dadas como certas com lavouras sem condições de seguir com a irrigação e falta de condições ideias para o desenvolvimento das plantas.

Segundo a presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete/RS, Fátima Marchezan, há 50 anos a região não passava por uma estiagem deste nível, que já resultou em perdas consolidadas de, pelo menos, 10% da produção esperada somente contabilizando as perdas por lavouras que não tiveram condições de manter a irrigação.

Com isso, a produção do município passa a ser projetada em 600 mil toneladas, mas novas reduções devem acontecer conforme a colheita for avançando, já que as altas temperaturas atingiram as lavouras bem no momento de enchimento dos grãos, prejudicando as plantas.

Este cenário de queda na produção e custos de produção cada vez mais elevados, levam os produtores da região a reduzir as áreas cultivadas ano após ano. Marchezan destaca que, a área da soja dobrou nos últimos 5 anos no município, já que é uma cultura mais barata, rentável e menos difícil do que a do arroz.

Confira a íntegra da entrevista com a presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete/RS no vídeo

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produção de feijão cresce em Minas e sustenta liderança no Sudeste
Feijão/Cepea: Altas seguem intensas neste começo de fevereiro; carioca lidera valorização
Entidades arrozeiras articulam medidas conjuntas para enfrentar crise da cadeia orizícola gaúcha
Tradings compram arroz em casca a R$ 62 e dão andamento ao escoamento da safra passada
Getap lança premiação nacional para o sorgo e abre inscrições em meio à forte expansão da cultura no Brasil
Arroz/Cepea: Aumento pontual da demanda sustenta valor