Mais do que uma opção, diversificação de culturas se torna necessidade para os produtores de arroz

Publicado em 27/06/2022 13:39
Professor da Universidade Federal de Santa Maria/RS destaca benefícios de produtividade e rentabilidade para produtores de arroz adaptarem áreas para outros cultivos como soja, milho, trigo e integração com pecuária
Enio Marchesan - Professor Titular da UFSM

Nos últimos 10 anos, o cultivo de soja em áreas de arroz cresceu 205% no Rio Grande do Sul, de acordo com dados de um levantamento realizado pelo Irga (Instituto Rio-grandense do Arroz), representando 35% do total da área orizícola do estado na safra 2020/21. 

Na visão do professor titular da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), Ênio Marchesan, mais do que uma opção, a diversificação de culturas é uma necessidade para o produtor de arroz obter sustentabilidade em seu processo produtivo, seja em diminuir custos, elevar produtividade ou ganhar em rentabilidade. 

Além da soja, que foi a primeira a surgir como opção de áreas baixas de arroz, o milho vem ganhando espaço nos últimos anos, assim como sorgo, forrageiras, integração lavoura pecuária e cultivos de inverno como trigo, aveia e colza. 

Para viabilizar esses cultivos, o professor destaca que são necessários uma série de estudos técnicos e adaptações nas lavouras, que mesmo que gerem algum custo, serão diluídos ao longo dos cultivos. Entre as principais mudanças estão as questões de drenagem da água e irrigação. 

Os resultados de produtividade também têm melhorado com o passar dos anos. Os dados do Irga apontam que, a produtividade média de soja em áreas de arroz foi de 31,8 sc/ha na safra 2019/20 e subiu para 52,3 sc/ha em 2020/21, um aumento de 65%. Inclusive, a edição do concurso de maior produtividade da soja do Cesb 2022 teve como vencedor da Região Sul um produtor de Camaquã que produzi a oleaginosa justamente em áreas de arroz. 

Confira a entrevista completa com o professor titular da UFSM no vídeo.   

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto