Do Grão à Barra #6 - Estudo demonstra a realidade socioeconômica de produtores de cacau do litoral sul da Bahia

Publicado em 01/04/2021 09:44 e atualizado em 09/05/2023 08:52
Do Grão à Barra -
Uma das primeiras regiões produtoras de cacau do Brasil ainda sente efeitos econômicos causados pela vassoura-de-bruxa, mas avança em educação e extensão rural

Podcast

Estudo demonstra a realidade socioeconômica de produtores de cacau do litoral sul da Bahia

Download

LOGO nalogo

Um Estudo realizado pelo Instituto Floresta Viva, com apoio da Cocoa Action, iniciativa da Fundação Mundial do Cacau e cooperação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e da Universidade Brown dos EUA, demonstrou a realidade socioeconomica dos produtores de cacau do litoral sul da Bahia. Clique aqui para ver o estudo na íntegra.

A região foi uma das primeiras a produzir cacau no Brasil e sofreu arduamente com a doença vassoura-de-bruxa, que quase dizimou as lavouras brasileiros. Reflexos que são sentidos até hoje, com produtores pouco a pouco se recuperando economicamente. Por outro lado, a educação e as ações de extensão rural na região tem aumentado, resultando em produtores cada vez mais qualificados na adoção de manejos do cacau.

grao a barra6

O setor de cacau está passando por um revolução de mercado, muito similar ao que aconteceu com o setor de cafés especiais há alguns anos atrás. A cacauicultura brasileira, que sofreu com grandes perdas devido à doença vassoura de bruxa, vem se reinventando para conquistar novos mercados e dessa forma competir com o mercado internacional.

Nesse contexto, os termos "bean to bar" (do grão à barra) e "tree to bar" (da árvore à barra) se tornaram duas grandes vertentes de marketing que demonstram essa evolução. Assim como no café, o estímulo do "faça você mesmo" tem trazido novos interesses para o mercado de cacau e também novos olhares para o setor de chocolates.

O objetivo do podcast "Do Grão à Barra" é mostrar as histórias por trás desses avanços e assim, mostrar também como os produtores de cacau e o setor de chocolates está crescendo no Brasil. A cacauicultura brasileira é recheada de histórias de conquistas coletivas, de avanços sociais e de crescimento em busca pela sustentabilidade, já que o cacau é uma planta nativa da Amazônia e pode representar o Brasil em pautas relacionadas ao agronegócio ambientalista.

Leia Mais:

+ Café gelado, muito comum em outros países, ganha a atenção de jovens baristas na composição de drinks

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Ericson Cunha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário