Do Grão à Barra #16 - No dia mundial do chocolate, conheça o bean to bar brasileiro que conquistou uma premiação internacional

Publicado em 07/07/2021 10:00 e atualizado em 09/05/2023 09:02
Chocolate vencedor resgata as raízes do setor, trazendo elementos da Bahia em seu desenvolvimento e também na embalagem
Do Grão à Barra -

Podcast

No dia mundial do chocolate, conheça o bean to bar brasileiro que conquistou uma premiação internacional

 

Download

Há muito tempo atrás, os povos que viviam na América Central utilizavam o cacau para fazer um tipo de bebida amarga e muitas vezes misturada com especiarias. Além disso, esses povos antigos consideravam o fruto como um presente dos deuses e chegaram a utilizar as sementes de cacau como moeda de troca.

Os europeus levaram essa bebida ao resto do mundo e, algum tempo depois, surgiu na Suíça os primeiros experimentos que resultaram no que hoje conhecemos como chocolate. Apesar da criação europeia, a vocação produtiva do fruto permaneceu nas Américas, principalmente por causa do clima.

Dentre os países produtores está o Brasil, já que o cacau é nativo do bioma amazônico. Porém, foi na Bahia que a jornada do cacau brasileiro começou e o país chegou a ser o maior exportador mundial da iguaria. Até que uma grave doença atingiu as áreas produtoras e fez com que muitos produtores abandonassem a atividade.

No entanto, a esperança se renova com novos métodos de produção e com a evolução na qualidade do cacau e do chocolate. Pouco a pouco o Brasil volta a retomar sua competitividade no setor, conquistando premiações internacionais pelos sabores produzidos pelas indústrias nacionais. O Bean to Bar (do grão à barra) e o Tree to Bar (da árvore a barra) são duas dessas novas metodologias que estão transformando o setor, proporcionando mais rentabilidade e dignidade aos produtores.

No Dia Mundial do Chocolate, que essa história seja a inspiração para que o Brasil volte ao seu posto de principal produtor não apenas de cacau de qualidade, mas também de sabores incríveis.

O setor de cacau está passando por um revolução de mercado, muito similar ao que aconteceu com o setor de cafés especiais há alguns anos atrás. A cacauicultura brasileira, que sofreu com grandes perdas devido à doença vassoura de bruxa, vem se reinventando para conquistar novos mercados e dessa forma competir com o mercado internacional.

Nesse contexto, os termos "bean to bar" (do grão à barra) e "tree to bar" (da árvore à barra) se tornaram duas grandes vertentes de marketing que demonstram essa evolução. Assim como no café, o estímulo do "faça você mesmo" tem trazido novos interesses para o mercado de cacau e também novos olhares para o setor de chocolates.

O objetivo do podcast "Do Grão à Barra" é mostrar as histórias por trás desses avanços e assim, mostrar também como os produtores de cacau e o setor de chocolates está crescendo no Brasil. A cacauicultura brasileira é recheada de histórias de conquistas coletivas, de avanços sociais e de crescimento em busca pela sustentabilidade, já que o cacau é uma planta nativa da Amazônia e pode representar o Brasil em pautas relacionadas ao agronegócio ambientalista.

Por: Ericson Cunha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do cacau se recuperam após queda de 20% em meio a baixa liquidez recorde
CATI lança Programa Cacau SP, fruto promete ser nova alavanca para o agronegócio paulista
Preços do cacau caem 20% em dois dias em meio à baixa liquidez
Mamão/Cepea: Preços do Havaí caem em abril
Mandioca/Cepea: Preços têm comportamentos distintos entre regiões