Do Grão à Barra #19 - Da gastronomia pop ao movimento revolucionário do chocolate brasileiro

Publicado em 06/08/2021 10:13 e atualizado em 06/04/2022 10:54
A gastronomia brasileira passa por um momento de fronteira: de um lado estão chefes estrelados que aparecem nos programa de TV; do outro, a rotina de quem passa horas na cozinha, quase sem feriados ou finais de semana. Nesse encontro entre podcasters do cacau, Natan Pinto fala sobre as angústias e as alegrias de quem faz alimentos com segurança e qualidade.
Do Grão à Barra

Podcast

Da gastronomia pop ao movimento revolucionário do chocolate brasileiro

Conheça o Cacaucast clicando aqui

O setor de cacau está passando por um revolução de mercado, muito similar ao que aconteceu com o setor de cafés especiais há alguns anos atrás. A cacauicultura brasileira, que sofreu com grandes perdas devido à doença vassoura de bruxa, vem se reinventando para conquistar novos mercados e dessa forma competir com o mercado internacional.

Nesse contexto, os termos "bean to bar" (do grão à barra) e "tree to bar" (da árvore à barra) se tornaram duas grandes vertentes de marketing que demonstram essa evolução. Assim como no café, o estímulo do "faça você mesmo" tem trazido novos interesses para o mercado de cacau e também novos olhares para o setor de chocolates.

O objetivo do podcast "Do Grão à Barra" é mostrar as histórias por trás desses avanços e assim, mostrar também como os produtores de cacau e o setor de chocolates está crescendo no Brasil. A cacauicultura brasileira é recheada de histórias de conquistas coletivas, de avanços sociais e de crescimento em busca pela sustentabilidade, já que o cacau é uma planta nativa da Amazônia e pode representar o Brasil em pautas relacionadas ao agronegócio ambientalista.

Por: Ericson Cunha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Batata/Cepea: Safra das águas tem início em dezembro em Bom Jesus
Melancia/Cepea: Envios brasileiros em novembro seguiram aquecidos
Melão/Cepea: Como foram as exportações do RN/CE em 2025?
Emater-MG orienta sobre manejo e produtividade da fruticultura durante a safra de verão
Conab verifica queda superior a 26% nos preços do tomate nos mercados atacadistas
HF Brasil/Cepea: Oferta elevada, preço em queda e margem pressionada marcam 2025; exportação surpreende pela resiliência