Produção de banana pode dobrar em SC e PR com melhora no manejo nutricional

Publicado em 08/10/2021 11:10 e atualizado em 08/10/2021 12:00
Especialista da Epagri/SC aponta ações como análise e correção de solo, adubação personalizada e controle de pragas e doenças para melhorar potencial produtivo dos pomares
Gelton Guimarães - Pesq. em Solos e Nutrição de plantas na Estação Experimental da Epagri

Podcast

Produção de banana pode dobrar em SC e PR com melhora no manejo nutricional

Santa Catarina é o quarto maior produtor nacional de banana contribuindo anualmente com 700 mil toneladas no mercado. Porém, a produtividade atual de 24,6 toneladas por hectare poderia ser dobrada com melhorias nos manejos nutricionais dos pomares.

Segundo o pesquisador em solos e nutrição de plantas na Estação Experimental da Epagri, Gelton Guimarães, muitos produtores nunca realizaram análise de solo e por isso costumam fazer adubações generalizadas em todo o pomar, o que pode causar falta de nutrientes em algumas partes e excesso em outras.

Para corrigir este problema, o especialista recomenda que o produtor faça uma análise de solo e, a partir daí, realize adubações personalizadas para suas necessidades específicas de acordo com a cultivar, idade das plantas, deficiência do solo e níveis de produtividade.

Guimarães destaca também que, uma nutrição bem feita ajuda também na defesa das plantas contra pragas e doenças, que são outro ponto que retira produtividade dos pomares.

Confira a íntegra da entrevista com o pesquisador da Epagri/SC no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

HF Brasil/Cepea: Oferta elevada, preço em queda e margem pressionada marcam 2025; exportação surpreende pela resiliência
Cacau e Café: dois universos distintos que compartilham muito em comum
Produção acumulada de mandioca destinada à indústria nos estados do Paraná, MS e SP cresceu 10,3% em 2025
Mercado de cacau passa a considerar possível superávit
Comércio de frutas na Ceagesp de São Paulo deve crescer cerca de 30% neste fim de ano
Setor de hortifrutis projeta retomada das exportações brasileiras aos EUA com o fim do tarifaço