Cinturão citrícola: Incidência de psilídeos, vetor do greening, aumenta mais de 300% e Fundecitrus orienta manejo mais rigoroso

Publicado em 10/03/2021 16:22
Em janeiro de 2021, o número de capturas foi 272% maior do que em janeiro de 2020; na primeira quinzena de fevereiro, 313% maior
Marcelo Miranda - Pesquisador do Fundecitrus

Podcast

Entrevista com Marcelo Miranda - Pesquisador do Fundecitrus sobre a Alta população de psilídeos

 

Download

De acordo com dados divulgados pelo Fundecitrus, o cinturão citrícola registrou um aumento expressivo na captura do psilídeo, a população do vetor greening, janeiro de 2021, o número de capturas foi 272% maior do que em janeiro de 2020; na primeira quinzena de fevereiro, 313% maior. O aumento de casos foi observado tanto em São Paulo como em Minas Gerais. 

As pesquisas mostram ainda que as condições climáticas extremamente favoráveis para alimentação, reprodução e dispersão do inseto ajudam a explicar o cenário. Outro fator pode ser a diminuição, devido à pandemia, do rigor do manejo, tanto interno quanto externo.

Em entrevista ao Notícias Agrícolas, Marcelo Miranda, pesquisador da Fundecitrus, destacou que adotar um controle mais rigoroso nesse momento é fundamental para evitar o aumento da incidência de greening no futuro. "Além da frequência, é necessário garantir a qualidade das aplicações por meio de produtos com maior residual, volume adequado e rotação de grupos químicos", afirma. 

Veja mais informações divulgadas pelo Fundecitrus: 


 

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Poder de compra tem comportamentos distintos em SP para laranja e tahiti
Citros/Cepea: Poder de compra recua para laranja e melhora para tahiti em SP
Exportação de suco de laranja do Brasil cresce quase 10% no 1º tri da safra 26/27, diz CitrusBR
Exportações de suco de laranja somam 203,2 mil toneladas entre julho e setembro, alta de 9,6% ante a safra anterior
Suco de laranja salta até 3% em NY nesta terça-feira após perdas recentes
Avanço do greening no Paraná exige ação conjunta da cadeia produtiva