Apesar de bienalidade positiva, safra de laranja 21/22 terá aumento menor do que o esperado

Publicado em 31/05/2021 10:33 e atualizado em 31/05/2021 11:06
Condições climáticas desde de 2020 afetaram desenvolvimento dos pomares e devem resultar em produção abaixo da média
Vinícius Trombin - Coordenador da Pesquisa de Estimativa de Safra do Fundecitrus

Podcast

Apesar de bienalidade positiva, safra de laranja 21/22 terá aumento menor do que o esperado

 

Download

A safra 2021/22 de laranja deverá ser maior do que a anterior no cinturão citrícola de São Paulo, mas ainda menor do que a média dos últimos ciclos. Isso porque, este será um ano de bienalidade positiva e o crescimento esperado era ainda maior do que os 12,5% desta temporada.

Segundo o coordenador da pesquisa de estimativa de safra do Fundecitrus, Vinícius Trombin, as últimas safras com bienalidade positiva foram 2017 com aumento de 75% na produção e 2019 com crescimento de 39%.

A liderança explica que as condições climáticas desde 2020 foram as responsáveis por este resultado inferior a média. Na época de pós-florescimento houve seca severa em grande parte do cinturão e em outubro foram as altas temperaturas que prejudicaram todos os pomares.

Essa estimativa, inclusive, leva em consideração chuvas abaixo da média até o mês de outubro 2021. Caso as precipitações aconteçam além do que as previsões demonstram a produção poderá ser revisada para cima até o final da colheita, que deve ganhar força em junho e se estender até 2022.

Confira a entrevista completa com o coordenador da pesquisa de estimativa de safra do Fundecitrus no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Citros/Cepea: Após início de ano chuvoso, precipitações se reduzem em abril no cinturão citrícola paulista
Safra de laranja 2026/27 do cinturão citrícola de SP e Triângulo Mineiro/Sudoeste de Minas Gerais é estimada em 255,20 milhões de caixas
Citros/Cepea: Setor aguarda estimativa de safra; volume deve ser menor
Abertura oficial da 51ª Expocitros e 47ª Semana da Citricultura começa mais cedo em 2026 com a presença de autoridades e homenagens
Citros/Cepea: Preço da laranja fica abaixo do registrado em abril de 2025
Citros/Cepea: Com expectativa de menor oferta, preço da tahiti deve reagir em maio