Mesmo com redução na captação, preço do leite ao produtor cai pelo segundo mês seguido

Publicado em 03/03/2021 09:26 e atualizado em 03/03/2021 10:03
De acordo com analista, o que está pesando na balança é a demanda retraída baseada na incerteza sobre a continuidade do Auxílio Emergencial
Rafael Ribeiro de Lima - Zootecnista - Scot Consultoria

Podcast

Entrevista com Rafael Ribeiro de Lima - Zootecnista - Scot Consultoria sobre o mercado do leite

 

Download

O preço do leite pago ao produtor neste último mês de fevereiro, referente ao produto captado em janeiro, teve recuo de 1,5%, se acordo com o zootecnista da Scot Consultoria, Rafael Ribeiro de Lima. De acordo com ele, a média de preços pesquisados em 18 Estados, resultou em um valor de R$ 1,90/litro. 

Esta queda de preços se deu mesmo com a diminuição na captação do leite, que teve retração de 0,3% em janeiro, no comparativo com o mês anterior. Mesmo com uma oferta menor do leite cru, houve queda porque na ponta final, a demanda que já é tradicionalmente menor nesta época do ano, segundo Lima, está ainda mais enfraquecida pela suspensão do Auxílio Emergencial. 

A tendência é que a captação de leite siga recuando, em direção ao período de entressafra, e que os preços sigam estáveis ou com viés de queda no pagamento de março, dependendo da recuperação (ou não) da demanda na ponta final. 

Outro ponto de atenção destacado por Lima são os custos de produção, que aumentaram 3% em janeiro e mais 3,8% em fevereiro, pressionando as margens de lucro do produtor. Estes aumentos são puxados pela elevação em insumos como farelo de soja, milho, fertilizantes para pastagens e combustíveis. 

 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Captação de leite no RS vai sendo normalizada, com pequena perda em volume, diz liderança Do Sindilat
Preço do leite pago ao produtor sobe pelo 5º mês seguido, segundo média da Scot Consultoria
Frente Parlamentar do Leite discute melhoramento genético
Interleite Sul 2024 será adiada
Enchentes no Rio Grande do Sul deixam produtores de leite isolados