Pagamento do leite ao produtor deve ter alta em julho, mas valor deve cair em agosto

Publicado em 23/07/2021 15:14
Recuo nos preços previsto para o mês de agosto mostra um cenário de demanda enfraquecida, segundo pesquisadora do Cepea
Natália Grigol - Pesquisadora do Cepea

Podcast

Entrevista com Natália Grigol - Pesquisadora do Cepea sobre o Mercado do Leite

A média brasileira do preço pago ao produtor de leite neste mês de julho, referente ao produto captado em junho, deve subir em torno de 5%, atingindo o patamar de R$ 2,30/kg, segundo Natália Grigol, pesquisadora do Cepea.

Ela explica que, apesar da elevação no preço, o valor está longe de ser remunerador ao produtor, uma vez que os custos de produção subiram mais do que o preço do leite. "No primeiro semestre de 2021, a alimentação dos animais representou 44% dos custos de produção no sistema semi intensivo, contra 35% no primeiro semestre de 2020. Para o sistema intensivo, a porcentagem passou de 27% no ano passado para 35% este ano", disse. 

De acordo com a pesquisadora, até o momento era a oferta restrita, fruto do período de entressafra e de altos custos de produção, que estava ditando o mescado. Entretanto, para o pagamento de agosto, a previsão é de queda nos preços ao produtor.

"Costuma-se ver os preços caindo lá para setembro, outubro, quando as pastagens estão melhores e a oferta aumenta. Mas essa tendência de queda para agosto mostra uma demanda fragilizada, um setor industrial que não consegue repassar os preços, e o setor deve ficar volátil no último trimestre", afirmou.

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Captação de leite no RS vai sendo normalizada, com pequena perda em volume, diz liderança Do Sindilat
Preço do leite pago ao produtor sobe pelo 5º mês seguido, segundo média da Scot Consultoria
Frente Parlamentar do Leite discute melhoramento genético
Interleite Sul 2024 será adiada
Enchentes no Rio Grande do Sul deixam produtores de leite isolados