Preço do leite pago ao produtor sobe em julho, mas deve ficar estável em agosto

Publicado em 02/08/2021 10:04 e atualizado em 02/08/2021 11:06
Captação nas bacias leiteiras do Sudeste deve continuar baixa, enquanto a produção no Sul do país deve ter alta ou se manter estável, a depender do estrago causado pela geada nos pastos
Rafael Ribeiro de Lima - Zootecnista - Scot Consultoria

Podcast

Entrevista com Rafael Ribeiro de Lima - Zootecnista - Scot Consultoria sobre o Mercado do Leite

Pelo quarto mês consecutivo, o preço médio do leite pago ao produtor teve alta, segundo o zootecnista da Scot Consultoria, Rafael Ribeiro de Lima. Ele explica que, a partir de uma média feita entre 18 Estados Brasileiros, o preço atingido foi de R$ 2,30 por litro.

Entre os aspectos que impulsionaram a alta no pagamento de julho, referente à captação feita em junho, estão a maior concorrência entre as indústrias pela matéria-prima e o aumento nos custos de produção, principalmente o milho, minerais e fertilizantes para as pastagens.

Mesmo com a captação na região Sul do país tendo aumentando um pouco em junho, de forma geral, a produção de leite no Brasil está 4,0% abaixo em relação a junho do ano passado, segundo o Índice Scot Consultoria de Captação.

A expectativa é de que o pagamento ao produtor a ser realizado em agosto, referente ao leite captado em julho, é de viés de estabilidade, conforme explica Lima. Em relação à produção no Sul do Brasil, será preciso observar os danos causados pelas geadas nas pastagens para se ter uma ideia de como será a produção. 

Sobre os custos de produção, houve alta de 2,9% em julho, frente ao mês anterior. Na comparação ano a ano, os custos da atividade estão 32,9% maiores este ano. 

 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preço do leite pago ao produtor sobe pelo 5º mês seguido, segundo média da Scot Consultoria
Frente Parlamentar do Leite discute melhoramento genético
Interleite Sul 2024 será adiada
Enchentes no Rio Grande do Sul deixam produtores de leite isolados
Leite/Cepea: Leite ao produtor segue valorizado em março