Pressão de queda nos preços do leite é mais pela demanda fraca do que período de safra, diz pesquisadora

Publicado em 01/02/2022 15:12
Apesar da época de safra, importantes bacias leiteiras vêm sofrendo com estiagem, o que compromete a alimentação dos animais com o concentrado e o volumoso e faz reduzir a captação
Natália Grigol - Pesquisadora do Cepea

Podcast

Entrevista com Natália Grigol - Pesquisadora do Cepea sobre o Mercado do Leite

Apesar do período de safra no setor de pecuária leiteira, a captação no mês de dezembro diminuiu, e os preços pagos ao produtor de leite caíram motivados pela demanda desaquecida, segundo explica a pesqusiadora do Cepea, Natália Grigol.

De acordo com ela, no pagamento de janeiro referente ao leite captado em dezembro, o valor médio pago ao produtor foi de cerca de R$ 2,11/litro, recuo de 0,6% em relação ao pagamento anterior, feito em dezembro. Quando comparado ao pagamento realizado em janeiro de 2021, a queda se amplia, chegando a 5,6%.

"Essa diferença no pagamento entre janeiro de 2021 a janeiro de 2022 se dá questão da demanda mais fraca, motivada pelo cenário macroeconômico, já que ano passado a inflação era outra, o poder de compra do brasileiro diminuiu, entre outros fatores", afirma.

A captação, que na teoria deveria ser maior neste período de dafra e fator preponderante para a redução dos preços, diminuiu, seguindo a linha de custos de produção em alta, estiagem em importantes bacias leiteiras e desestímulo para investimento na ampliação da produção. Segundo Natália, a captação de dezembro comparada à de novembro caiu 1,9%.

Apesar do cenário, a pesquisadora acredita que os preços pagos ao produtor devam atingir uma certa estabilidade para o próximo mês, tendo em vista as leves quedas que vêm ocorrendo mês a mês.

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CNA alerta para crise no setor leiteiro e defende medidas antidumping
11º Prêmio Sindilat de Jornalismo divulga finalistas
Preço do leite ao produtor perde a referência dos R$2 por litro e aperta margem no campo
Programa Bônus Mais Leite: oportunidade para fortalecer a produção leiteira
Projeto de Zé Silva protege produtores e combate distorções no mercado do leite
Mato Grosso aposta em tecnologia e tradição para crescer na produção de leite