Preço pago ao produtor de leite em março sobe na média Brasil e setor tem custos mais acomodados no momento

Publicado em 10/04/2024 10:38 e atualizado em 10/04/2024 15:38
Segundo economista da Embrapa Gado de Leite, importações seguem altas, mas vêm caindo ao longo do primeiro trimestre
Glauco Rodrigues Carvalho - Economista da Embrapa Gado de Leite
Podcast

Preço pago ao produtor de leite em março sobe na média Brasil e setor tem custos mais acomodados no momento

Pelo quarto mês consecutivo houve alta no preço pago pelo leite ao produtor, de acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O leite captado em fevereiro e pago no final de março subiu 3,8%, chegando a um preço médio de R$ 2,23/litro na “Média Brasil” do Cepea.

De acordo com Glauco Rodrigues Carvalho, economista da Embrapa Gado de Leite, este é um período em que os custos de produção estão mais acomodados, e desta forma, aqueles produtores mais eficientes conseguem garantir certa margem. 

Carvalho explica que, com o período de entressafra se acentuando, a tendência é de que os preços continuem subindo, devido à menor captação no campo. 

Sobre as importações de leite, o economista destaca que os níveis ainda continuam elevados, mas que vêm diminuindo, tendo sido importados cerca de 200 milhões de litros em janeiro, 180 milhões em fevereiro e 150 milhões em março. "Com os decretos sendo feitos em âmbito estadual para tentar frear parte do volume importado, devemos começar a ver resultados a partir da segunda quinzena de abril ou na primeira de maio nos dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex). 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Conseleite/RS indica leite projetado a R$ 2,2932 em março de 2026 no RS
Preço do leite reage em 2026, mas cenário ainda exige atenção do produtor
Produtores de leite enfrentam início de ano difícil, mas setor projeta reação nos próximos meses
Importação de leite pressiona produtores brasileiros e leva FPA a pedir investigação na Câmara
Volume de crédito do BRDE à cadeia do leite do Paraná cresce 84% em 12 meses
Sindilat defende mobilização do setor para garantir aprovação do PL do leite