Greve dos caminhoneiros já tem 17 estados com pontos de paralisação, diz ABCAM

Publicado em 21/05/2018 14:40
Greve deve durar 5 dias e caminhoneiros reivindicam, entre outras coisas, a redução nos preços dos combustíveis, através da diminuição dos impostos que hoje representam 42% do preço final do produto
José da Fonseca Lopes - Presidente da ABCAM

Podcast

Greve dos caminhoneiros ganha força e já são pelo menos 17 estados com pontos de paralisação, diz ABCAM

 

Download

 

Nesta segunda-feira (21), José da Fonseca Lopes, presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (ABCAM), conversou com o Notícias Agrícolas para destacar a greve que ocorre em todo o país desde a manhã de hoje, paralisando o setor rodoviário em alguns trechos.

Ele destaca que o movimento teve início por conta do reajuste dos preços do diesel e dos impostos que estão embutidos neste combustível, fator que prejudica os custos do setor.

De início, seis estados começaram a movimentação. Agora, são 17, com mais de um ponto em alguns casos. O diesel já chega a R$5 o litro, afetando o frete que é contratado - 42% do preço do serviço é relativo ao combustível.

Segundo Fonseca, o setor visa negociar com o Governo Federal, que não se manifestou até o presente momento. Ele também critica o modo de ação da Petrobrás e das multinacionais no país, declarando também respeito ao setor agropecuário.

De início, a greve deve durar cinco dias. Se o Governo não buscar negociar, Fonseca diz que os caminhoneiros "não vão ter dia e nem hora de parar".

Veja também: Vídeo mostra o que a falta de caminhões, durante 5 dias, pode provocar no abastecimento interno

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cofem debate gargalos nos portos catarinenses
TIL terá R$10 bi para "novos investimentos" em portos no Brasil, diz governo
China recebe 91,8% da exportação de soja movimentada no Porto de Paranaguá
Frete rodoviário cai no 1º tri por diesel e lentas vendas da safra no Brasil
Plataforma para automação de processos logísticos ajuda a treinar o profissional do setor para fatores mais relevantes na tomada de decisão