Frete: Brasil ainda precisa exportar 10 mi de t de soja e line-up chega a 50 navios nos portos

Publicado em 14/06/2018 11:10
Navios têm custo diário de US$ 17 mil e conta deverá ser paga pelos exportadores. Fluxo das exportações é lento e corresponde apenas a empresas que compram FOB e o volume que chega por meio das ferrovias. Cerca de 60 navios devem chegar nos próximos dias aos portos. STF deu 48 horas para o Governo se manifestar em relação ao frete.
Sérgio Castanho Teixeira Mendes - Diretor Geral da Anec

Podcast

Entrevista com Sérgio Castanho Teixeira Mendes - Diretor Geral da Anec sobre o Impasse no frete paralisa comercialização

 

Download

 

Sérgio Castanho Teixeira Mendes, diretor geral da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), conversou com o Notícias Agrícolas nesta quinta-feira (14) para destacar o impasse que se faz presente nas exportações brasileiras neste momento.

Segundo ele, há um fluxo muito pequeno de cargas que correspondem apenas a empresas que compram FOB e o que chega por meio das ferrovias. São 10 milhões de toneladas de soja aguardando no interior neste momento.

No line-up dos portos, há 50 navios esperando e mais 60 navios chegando, criando um cenário bastante delicado. Esses navios possuem um custo de 17 mil dólares por dia para os exportadores.

O período de exportação brasileira, assim, deve ser prolongado. O Supremo Tribunal Federal (STF) deu 48 horas para que o Governo se manifeste em relação à questão dos fretes. Mendes avalia que, se uma solução favorável ocorrer, isso deve "colocar a casa em ordem".

Por: Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cofem debate gargalos nos portos catarinenses
TIL terá R$10 bi para "novos investimentos" em portos no Brasil, diz governo
China recebe 91,8% da exportação de soja movimentada no Porto de Paranaguá
Frete rodoviário cai no 1º tri por diesel e lentas vendas da safra no Brasil
Plataforma para automação de processos logísticos ajuda a treinar o profissional do setor para fatores mais relevantes na tomada de decisão