Família Arakaki e Massey Ferguson: uma parceria de negócios e de trabalho no campo que tem quase 60 anos de vida

Publicado em 10/03/2020 15:22 e atualizado em 23/03/2020 21:05
E quem narra parte dessa bonita história para nós é o Seu Kosuke Arakaki, patriarca da família, hoje com 92 anos de idade, que faz questão de apresentar nesses quadros que decoram uma sala de reuniões da sua empresa a saga dos Arakaki, imigrantes japoneses da Ilha de Okinawa que encontraram no Brasil, no início do século XX, o porto seguro para uma nova vida.
Marcas e Máquinas

A história da família Arakaki, de Fernandópolis, no noroeste do estado de São Paulo, se confunde com a da Massey Ferguson no Brasil. Uma parceria de negócios e de trabalho no campo que tem quase 60 anos de vida.

Estudioso e empreendedor, Seu Kosuke, logo percebeu que a chegada dos tratores movidos a diesel para lavrar as terras do norte paulista precisariam de mecânicos e assim Seu Kosuke se formou mecânico de tratores, ofício que anos mais tarde transformou a pequena oficina Arakaki numa das primeiras revendas de tratores Massey Ferguson no Brasil.

Anos mais tarde, a família Arakaki expande seus negócios fundando também em Fernandópolis, a Usina de Cana de Açúcar Alcoeste para produção 100% de etanol que hoje conta com uma área de cultivo de cana de 33 mil hectares e que no ano passado alcançou uma produtividade em área total de 80 toneladas em média por hectare, para moer 2 milhões de toneladas de cana, gerando 163 milhões de litros de etanol.

Cultivo que está em forte processo de aumento de produtividade com a aplicação intensiva de novas práticas de manejo nas lavouras e o uso de máquinas agrícolas adequadas às necessidades de tráfego controlado, hoje com as tecnologias dos tratores da Série MF 7700 da Massey Ferguson, que para a Usina Alcooeste, nesta última,a aquisição de novos 18 tratores, chegaram já equipados com rodados duplos na traseira para o preparo de solo com largura de 500 mm tanto para o pneu traseiro quanto dianteiro e aumento no diâmetro para 42 polegadas. Máquinas que foram adquiridas  em grande parte pelo Consórcio Massey Ferguson.

Para ver mais vídeos do Marcas e Máquinas Agro, acesse o canal do YouTube

Fonte: Marcas e Máquinas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Setor de máquinas tem queda de receita em dezembro, com recuo de mercado interno
Indústria de máquinas agrícolas do RS fecha 2025 em reação, mas crescimento em 2026 dependerá de crédito e juros
vConnect Drive é destaque da PTx na Agritechinca 2025 e logo deverá estar disponível no Brasil
Vendas de máquinas e equipamentos caem 3,4% em outubro, diz Abimaq
As máquinas do futuro da Fendt na Agritechnica 2025
Maior trator do mundo na Agritechinica é da John Deere